O projeto Duorum Vinhos S.A.. foi o grande vencedor europeu do prestigiado prémio Anders Wall, que é atribuído ao melhor projeto de gestão da biodiversidade e paisagem em espaço rural.

Duorum 450

Este prémio com 13 anos de existência é promovido por diversas entidades, entre elas “Anders Wall Foundation”, “Friends of the Countryside”, “DG Environment European Comission” a e “Swedish Royal Forestry and Agriculture Academy”, galardoando anualmente o projeto europeu que melhor tenha contribuído de uma forma positiva para o desenvolvimento rural sustentável, preservação da paisagem, promoção da biodiversidade e que potencie a economia rural da comunidade europeia.

O prémio é atribuído a modelos de gestão empresarial com impacto a nível local, nacional e europeu.

O projeto Duorum surge da vontade de dois reconhecidos enólogos, João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, de desenvolver um projeto vinícola exclusivamente dedicado ao Douro, que se materializa em reconhecidas marcas.

Iniciado em 2007, o projecto Duorum sempre manifestou preocupações ambientais no que respeita à preservação da orografia e paisagem ancestral da Região Demarcada do Douro (Património Mundial), à inclusão no meio sócio-económico desfavorecido onde se insere, contribuindo para a criação de emprego, atração de visitantes, regeneração do património vitivinícola e ainda à preservação das diversas espécies de avifauna raras e ameaçadas presentes na propriedade, contribuindo desta forma para os objetivos europeus da rede de parques e áreas protegidas no âmbito da Natura 2000.