Em prova e jantar no dia 04 de Junho na Nabos da Púcara ‘h’OUR’ branco e azeite de 2014 estreiam-se no Porto, com a presença do produtor João Nápoles de Carvalho e do chef Hugo Rocha.

PNC Joao Napoles de Carvalho 450

A mercearia e petiscaria gourmet Nabos da Púcara, no Porto, foi o local escolhido para a apresentação das duas novidades que a Parceiros Na Criação (PNC) – empresa de vinhos e azeite do Douro lançada em 2013 pelo casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho – está a lançar no mercado: o ‘h’OUR branco 2014’ e o ‘h’OUR Azeite Virgem Extra 2014’.

Com a presença do produtor, João Nápoles de Carvalho, o lançamento acontece já na próxima quinta-feira, dia 04 de Junho, com uma prova do branco e do azeite, pelas 18h30, a que se segue um jantar em que às novidades se juntam os tintos da PNC: ‘h’OUR tinto 2011’ e ‘h’OUR Touriga Nacional tinto 2012’. Os dois momentos acontecem na Nabos da Púcara, local de romagem obrigatório para os gourmands da Invicta. A prova é gratuita e acompanhada de mexilhões em caril; o jantar tem um custo de € 20,00, com entrada, dois pratos e sobremesa vinhos incluídos (ver Menu do Jantar abaixo).

Com uma edição limitada de 1915 garrafas, o ‘h’OUR branco 2014’ é um vinho de blend, no qual se estão presentes as castas Códega, Rabigato e Viosinho, oriundas de Vinhas Velhas, e Verdelho (50%). Um branco de altitude, de cor amarelo-citrino, com aromas delicados e cítricos acompanhados de notas de fruta madura, como alperce e pêra. No paladar é um néctar profundo, complexo e vibrante, com uma boa acidez, pelo que pode acompanhar tanto pratos leves como de sabores mais intensos.

Com uma edição de apenas 430 garrafas (de 500 ml), o ‘h’OUR Azeite Virgem Extra 2014’ da PNC provém de um olival com cerca de cem anos com variedades como Cobrançosa, Madural, Negrinha e Verdeal. A apanha das azeitonas é feita com recurso a varas de dorso elétricas. Com uma acidez de 0,2%, é um azeite com aromas de fruta fresca e amêndoa verde. No paladar apresenta notas de frutos frescos, rama de tomate e erva cortada. Um azeite medianamente doce e picante, acompanha na perfeição saladas, carnes grelhadas, laranja e ananás.

Para o menu do Jantar o h’OUR branco 2014 com cavala marinada sobre tosta de pão de centeio, o h’OUR Touriga Nacional tinto 2012 com Portobelo com pancetta porco preto e queijo de cabra, para o h’OUR tinto 2011 um magret de pato com rosti e redução de Porto e foie e finalmente o vinho do Porto Colheita Particular terá o bolo de chocolate com frutos vermelhos como harmonização.

Mercearia Nabos da Púcara
Rua da Picaria, 40, 4050-477 Porto
Tel.: 930 466 494 / 223 222 222
E-mail: [email protected]