A tipicidade italiana do Il Matriciano, com a sua cultura gastronómica e a alma lusa dos vinhos de castas nacionais Quinta dos Plátanos, complementados com o clássico Moscatel de Setúbal Joaquim Arnaud, vão unir-se num jantar vínico.

platanos 280

O restaurante italiano Il Matriciano, na Rua de S. Bento nº 107 (mesmo em frente à Assembleia da Républica), de ambiente acolhedor e familiar, com atendimento em italiano, que apresenta uma culinária simples, saborosa e irrepreensível a cargo do chef Maurizio Traina, vê-se como o local ideal para casar duas culturas europeias.

Para este jantar único, dia 27 às 20h, foram selecionados pratos de cozinha despretensiosa de origem italiana, onde se valorizam os vinhos de raízes lusitanas Quinta dos Plátanos e Moscatel de Setúbal Joaquim Arnaud. Sendo a ementa composta por Arrosticini (espetadinhas de carne de borrego) com Quinta dos Plátanos Tinto 2010, antispati mozzarella di búfala con prosciutto di Parma (mozzarella com presunto de Parma) e melazane alla parmiggiana (beringela com queijo parmesão, mozzarella e molho de tomate), ambos na companhia do Quinta dos Plátanos Branco 2013. Para primeiros pratos o tagliatelle al tartufo (tagliatelle com trufas) e risotto con noci, taleggio e pere (risotto com nozes, queijo taleggio e pêra), agora com Plátanos Arinto 2013 e Plátanos X 2013 (ainda não lançado). Para segundo prato Genovese (Lombo de porco estufado com puré de batata), harmonizado com Plátanos Tou Noir 2010, finalizando com a sobremesa tiramisu crostate artigianali di ricotta e cioccolato (tarte ao modo artesanal com creme/recheio de ricotta e chocolate)com um  Moscatel de Setúbal 2012 Joaquim Arnaud.

Dada a especificidade da iniciativa, o evento é limitado a 40 pessoas, com um custo de 25€00/pax., carece de reserva prévia através do contacto telefónico 21 395 2639 (Il Matriciano) até dia 26 de Maio.