As 303 medalhas do Concurso Vinhos de Portugal foram distribuídas por praticamente todas as regiões vitivinícolas de Portugal, sendo oito regiões vitícolas premiadas com Grande Ouro do Concurso Vinhos de Portugal.

Entrega Premios_16013-Melhor Vinho 450
Entrega de prémio ao Melhor do Ano – João Roquette do Esporão

As medalhas Grande Ouro, num total de 22, foram atribuídas a 5 brancos de quatro regiões, catorze tintos distribuídos por 6 regiões para além de um Colheita Tardia do Tejo e três licorosos das duas regiões do continente de maior notoriedade deste tipo de vinhos, Setúbal e Porto. De salientar o facto de, num país tradicionalmente produtor de grandes tintos, cinco brancos terem sido distinguidos com Grande Ouro, um dos quais classificado mesmo como o Melhor Vinho do Ano.

Estes resultados anunciam também a descoberta de grandes vinhos em regiões menos conhecidas, como o Algarve, a Beira Interior e Trás os Montes, cujo potencial se começa a revelar.

Curioso também o destaque de um vinho de Colheita Tardia proveniente de uma das regiões vitícolas que embora antiga iniciou mais tardiamente a sua reestruturação e cujos resultados começam a surgir: o Tejo.

Os prémios “Melhores do Ano” foram:

Melhor Espumante foi entregue a Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda.,
Melhor Varietal à Herdade do Esporão Verdelho 2014
Melhor Fortificado a Bacalhôa Moscatel Roxo Superior
Melhor Vinho de Portugal 2015à Herdade do Esporão Verdelho 2014

“Depois de uma primeira fase do Concurso, que decorreu em Santarém, em que os jurados confirmaram a elevada qualidade dos vinhos portugueses, independentemente da sua região, o Grande Júri, que reuniu em Viseu, veio reconhecer que Portugal é de facto um país de diversidade quer de castas quer de climas e solos e em que todas as regiões tem um elevado grau de qualidade e diferenciação, razão pela qual 11 regiões foram contempladas com Grandes Ouros e Ouros.” salienta Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.

Consulte a lista de premiados aqui