Grande Júri composto por cinco especialistas e júri composto por 22 especialistas internacionais e 60 especialistas nacionais

viniportugal logo

A atenção de 25 especialistas internacionais estará focada na apreciação dos vinhos nacionais de 11 a 13 de Maio, no Concurso Vinhos de Portugal, que terá lugar no CNEMA, em Santarém. A iniciativa organizada pela ViniPortugal afirma-se como um acontecimento de elevada relevância internacional dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.

O Grande Júri, liderado por Luis Manuel Ramos Lopes, da Revista de Vinhos, contará com a participação de Dirceu Junior, do Brasil, Evan Goldstein, dos EUA, Madeleine Stenwreth, da Suécia, e Bento Amaral, responsável pela Direção Técnica do IVDP. Ao Grande Júri caberá a eleição dos Grande Ouros, tomando como amostra os Ouros selecionados pelos jurados, nas primeiras sessões.

22 especialistas internacionais integrarão o Júri do Concurso Vinhos de Portugal. São provenientes de oito países diferentes: um alemão, quatro brasileiros, cinco britânicos, três canadianos, um japonês, quatro norte-americanos, dois polacos e um suíço. São personalidades de vários quadrantes, com diferentes sensibilidades, que emprestam ao concurso múltiplas perspetivas e uma abrangência universal.

Cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por 5 a 7 membros qualificados, dos quais pelo menos 2 serão estrangeiros, sendo os presidentes de cada júri nomeados pela direção do Concurso.

No concurso serão avaliados mais de 1150 vinhos nacionais, produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita.