4.ª Edição do Festival (e do Concurso) decorre de 22 a 24 de Maio em Vila Nova de Foz Côa, que  convida para três dias a provar vinhos do Douro Superior

festival do vinho do douro 2013 450

Depois do sucesso das edições anteriores e da importância de um evento como este, a 4.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ está já marcada para 22, 23 e 24 de Maio. Uma iniciativa que, pelas mãos da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, veio para ficar, afirmando a cidade como a “Capital do Douro Superior” e a sub-região como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter muito próprios.

Os moldes do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ mantêm-se, com a realização da feira de vinhos e sabores; das provas de vinhos comentados por especialistas da Revista de Vinhos (produtora do evento); do colóquio para profissionais; e do concurso de vinhos do Douro Superior. Todas elas atividades que vão ter lugar no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras e às quais se junta a oferta gastronómica e a animação musical na noite de Sábado.

Dos mais conceituados e mediáticos aos menos conhecidos, são mais de 200 os vinhos que vão estar em prova livre – e alguns deles à venda, a preços especiais – ao longos dos três dias de feira. Integram este certame cerca de 70 produtores, vindos de Vila Nova de Foz Côa, mas também dos concelhos vizinhos: Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

São esperados mais de cinco mil visitantes, de onde se destacam cerca de trinta jornalistas e bloggers. A estes juntam-se também profissionais do comércio, que vão estar em Foz Côa para o Festival e para o ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, também ele na sua 4.ª edição.