Prazo de inscrição termina hoje, dia 22 de Abril, mas os vinhos nacionais poderão ser submetidos até dia 30, com penalização de taxa

viniportugal logo

A edição de 2015 do Concurso Vinhos de Portugal conta já com 900 vinhos inscritos. A primeira fase de inscrições termina hoje, dia 22 de Abril. Os produtores poderão ainda submeter os seus vinhos a concurso com uma penalização até ao dia 30 embora sujeitos a uma penalização.

Entretanto abriram já as inscrições para o Jantar de Entrega de Prémios, que este ano terá lugar no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, no dia 15 de Maio. As inscrições podem ser efetuadas através do endereço http://www.concursovinhosdeportugal.pt./

A edição do Concurso Vinhos de Portugal 2015, terá lugar de 11 a 13 de Maio no CNEMA, em Santarém. São desafiados a participar os vinhos produzidos em Portugal com direito a Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita.

O Concurso Vinhos de Portugal é organizado anualmente pela ViniPortugal em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. Visa constituir-se como um acontecimento de elevada relevância internacional exclusivamente dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos nacionais nos principais mercados de exportação.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que «No compromisso assumido de transformarmos este concurso numa referência, e com a experiência das anteriores edições, introduzimos novas alterações que incidem sobretudo no funcionamento dos Júris mas não só. O concurso de varietais estará aberto a todos os vinhos de “castas tradicionais portuguesas” conforme a tabela elaborada pelo IVV, sendo nossa expectativa uma maior participação nesta categoria por parte dos produtores. Mas gostaríamos também de encontrar uma maior participação dos vinhos espumantes, categoria por vezes esquecida mas que tem ganho cada vez maior posição nos mercados internacionais.»

“Não podemos perder como referência que o Concurso Vinhos de Portugal, visando premiar o que de melhor se faz, ano a ano, pretende ser um acontecimento de dimensão internacional promovendo assim a nossa imagem lá fora. Assim ao mesmo tempo que fomos mais seletivos nos convites aos especialistas internacionais quisemos privilegiar, no plano nacional, os enólogos os quais conjuntamente com os críticos de vinhos e os escanções, terão oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com os nossos convidados de fora. O Concurso será também um local de cruzamento de informação.” acrescenta o mesmo responsável.