Forte adesão nas diversas provas temáticas sobre Vinhos do Norte de Portugal, em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal

viniportugal logo

Os Vinhos do Norte foram os protagonistas das provas temáticas organizadas pela ViniPortugal, em parceria com o Turismo Porto e Norte de Portugal, que visaram promover o conhecimento dos vinhos portugueses na FITUR, em Madrid, não só junto do público espanhol como dos visitantes estrangeiros da feira. Participaram nesta iniciativa vinhos medalhados do Concurso Vinhos de Portugal 2014, distinguidos com prata, ouro e grande ouro.

Em 2014 Espanha destacou-se como o principal mercado emissor de turistas para o Porto e Norte e Portugal, estando previsto um reforço da promoção de Portugal ao longo de 2015, em mais 10 feiras.

As provas foram realizadas no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal na FITUR, que registou mais de 225 mil visitantes. Neste existiu uma grande aposta em divulgar o melhor que o Norte de Portugal tem para oferecer, designadamente ao nível da Gastronomia e Vinhos. Tendo como ponto de partida que os vinhos nacionais estão fortemente associados à gastronomia portuguesa e esta harmonização é uma das vivências e experiências mais recordada por quem nos visita, tanto que em 2014 “Experimentar a gastronomia” foi considerada a actividade mais praticada por 62, 8% dos turistas.

No total foram colocados à prova mais de 300 produtos gastronómicos e vinhos no stand promocional de Portugal e foram realizados 35 live cookings e show cookings e 40 provas de vinho comentadas.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que “esta presença enquadra-se numa parceria com o Turismo Porto e Norte de Portugal sendo uma excelente oportunidade de promoção de um destino turístico e um dos seus produtos mais emblemáticos, o Vinho. A presença na FITUR permitiu comprovar a grande apetência dos espanhóis pelos nossos vinhos e produtos gastronómicos e o interesse que demonstram em conhecer melhor Portugal”.