Até dia 22 de Fevereiro, o Enoturismo da Herdade do Esporão apresenta um programa que revisita as tradições gastronómicas e culturais associadas ao Porco Preto da Raça Alentejana e à época da Montanheira

Enoturismo Vista Restaurante 450

O programa é composto pelo menu “Montanheira” (disponível no restaurante da Herdade) e por um workshop gastronómico sobre o Porco Alentejano  (marcado para os dias 14 e 15 de Fevereiro).

A Montanheira, época final de engorda dos porcos pretos no Alentejo (sistema de pastagem em montado de Azinho e Sobro) é um momento há muito associado a diversos ritos, entre os quais sobressaem os gastronómicos, revelando-se um bom pretexto para o convívio à volta da mesa. De forma a celebrar a tradição, a Herdade do Esporão criou um programa único destinado a partilhar a importância histórica do Porco Alentejano na cultura e tradições locais, com todos aqueles que se interessam pela região e os seus costumes.

workshop gastronómico com o tema “o Porco Alentejano”, realiza-se nos dias 14 e 15 de Fevereiro, irá desvendar como a tradição da matança do porco se enquadra no ciclo da natureza. Todos os processos de produção das carnes e utilizações gastronómicas serão reveladas, permitindo assim aos que nunca conviveram com esta tradição, poder vivê-la. Ao workshop segue-se uma visita às caves do Esporão com degustação de espumante e um almoço no Restaurante da Herdade com o menu “Montanheira”. O dia termina com uma visita ao local onde o porco alentejano é criado de forma tradicional na Herdade do Esporão.

Os sabores inspirados nesta época, tão característica da região, estão em relevo no menu especial “Montanheira”, composto por 3 pratos e 4 vinhos, disponível no Restaurante da Herdade do Esporão até dia 22 de Fevereiro.

Preço por pessoa só almoço 45€, 90€ para programa com workshop, almoço com menu Montanheira e visita às caves.

Reservas e inscrições:
Enoturismo Herdade do Esporão / Telf. 266509280 – [email protected]