O restaurante liderado pelo Chef Pedro Sequeira apresenta uma nova carta, “Sabores do Astória”, em que dá a conhecer o melhor da gastronomia nacional e dos produtos portugueses

Carabineiro em água do mar com geleia de vinho verde, junto ao pontão. Foto de Pedro do Canto Brum

O restaurante do emblemático Palácio das Cardosas, localizado na baixa do Porto, acaba de apresentar as suas novas sugestões gastronómicas. “Sabores do Astória” apresenta-se como um jogo de sabores com propostas arriscadas e muito diversificadas. O elo em comum é a origem dos produtos que chegam de toda a parte do país e que são trabalhados de forma criativa pelo Chef Pedro Sequeira.

Na nova carta estão disponíveis quatro opções: Sabores da Época, Seleção do Chef, Menu de Degustação e escolha à carta.

O Menu Sabores da Época sugere produtos da estação tipicamente portugueses, como os peixes e as iguarias regionais. Entre as escolhas, estão pratos como Cavala assada com batata roxa fumada, boletos e caldo miso (nas entradas), Lombo de bacalhau com crosta de azeitona, ovo verde e batata assada e Leitão confitado com puré de maçã reineta, legumes de inverno e molho de pimenta (nos pratos principais).

Outra das experiências é uma Seleção pessoal do Chef Pedro Sequeira que promete desafiar os sentidos. E começa logo à entrada com Peito de pombo Torcaz e sua rillette com chocolate 90%, chutney de chila e creme de amêndoa. Seguem-se os pratos principais com destaque para o fresco Salmonete de Setúbal com risotto de citrinos, geleia de cabeça de xara e molho de laranja e, nas carnes, uma complexa Desmancha de novilho, naco de vazia maturada, língua estufada e bochecha confitada, puré de nabo, rabanetes, cogumelos e molho de mostarda. As raízes do Chef Pedro Sequeira são ainda transportadas para as sobremesas com a reinterpretação do clássico Crêpe Suzette aqui acompanhado com crumble de castanha, sorbet de laranja sanguínea e gelado de amêndoa amarga.