O Projeto Endògenos, iniciativa que promove experiencias gastronómicas com o objetivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos autóctones alimentares Portugueses, provenientes da terra e mar, e suas regiões de origem, tem na mira a sua internacionalização em 2015

Arroz malandro de favas e enchidos com corvina na frigideira-2 450
Arroz malandro de favas e enchidos com corvina na frigideira. Foto de Mário Cerdeira

Depois de oito edições em 2014, que cimentam a sua presença no panorama gastronómico nacional, para o corrente ano, o Endògenos conta realizar dois jantares degustação em Madrid, um em cada semestre, em dois restaurantes de topo da capital espanhola que irão valorizar produtos portugueses.

Em paralelo, a Escola Le Cordon Bleu de Madrid já se mostrou recetiva a realizar localmente jantares e iniciativas com sabores lusos, numa parceria que permitirá a vinda a Portugal daquele estabelecimento de ensino para integrar alguns projetos em parceria com a consultora Nuno Nobre + Associados.

Para 2015, a Nuno Nobre + Associados, com o apoio da Pressinform, conta organizar novos eventos Endògenos para valorizar produtos como o Carolo de Milho, Berbigão, Túberas, Espargo, Figo-da-índia, Muxama, Raia-seca, Batata-doce de Aljezur, Camarinha, Morango, Percebes, Alcachofra e Pepino-do-mar, entre outros.

Entre os novos chefes aderentes, o projeto conta já com Alexis Gregório (próxima edição dia 23 Fevereiro dedicada ao Carolo de Milho, na Casa de Fado-Restaurante Adega Machado, Lisboa), Ivan Fernandes (10ª edição no dia 25 março dedicada ao Berbigão, no Restaurante Clube dos Jornalistas, Lisboa), Rogério Calhau, Luis Rodrigues, Pedro Mendes e Patricia Borges, entre outros.

A par das suas próprias iniciativas, o Endògenos vai estar envolvido também no mês das migas em Mora, degustações às quartas na Oficina do Vinho, em Lisboa, Mostra Gastronómica de Caça “Sabores da Tapada”, em Mafra, 2º Festival internacional do Pão, Festival da Batata-doce de Aljezur e Wine in Azores. Estará também no 1º Festival internacional do Ouriço-do-mar a realizar na Ericeira, um evento autoria da Nuno Nobre + Associados.

O Projeto Endògenos é também um espaço aberto de acolhimento de produtores, restaurantes, hotéis, cozinheiros e outros agentes da área gastronómica que se dediquem a promover e valorizar produtos endógenos lusos com o objetivo de complementar a atuação do projeto.