A Fazenda do Cré conquistou uma Medalha de Ouro com o Licor de Alfarroba no 3º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses

licor de alfarroba 100

A Fazenda do Cré com o Licor de Alfarroba foi o produtor que venceu a categoria Licores à Base de aguardente de Figo, neste concurso que contou com 22 produtos em prova, oriundos de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira. O concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pelo CNEMA e pela Qualifica e está integrado na Feira Nacional de Agricultura do Ribatejo, em Santarém, e inclui concursos nacionais de vários produtos alimentares.

O Licor de Alfarroba da Fazenda do Cré é feito pelos processos tradicionais que se usavam antigamente na região do Algarve. É feito por maceração das Alfarrobas em Aguardente de Figo, durante cerca de 4 meses, em seguida é filtrado, depois é-lhe adicionado um xarope de açúcar e por fim aguarda-se cerca de 2 meses até a aguardente “casar” com o açúcar. Só nesta altura, cerca de 6 meses após iniciado o processo, é que o Licor está pronto para ser engarrafado.

Este Licor encontra-se à venda em lojas no Algarve, feiras de artesanato ou mercados Gourmet, mas a marca pretende expandir-se para outras zonas do país e outras lojas dedicadas a este tipo de produto. Os mercados internacionais são também uma aposta da empresa, nomeadamente o mercado europeu. Os Licores da Fazenda do Cré já receberam medalhas em outras edições deste concurso, nomeadamente o Licor de Poejo, com a Medalha de Prata em 2012, o Licor de Medronho, Medalha de Prata em 2013 e a Cremosa (Licor de Medronho e mel) com uma Medalha de Ouro também em 2013. O PVP em garrafa de 500ml é de 15 € e 200ml de 10 €.