Esporão lança edição especial Assobio D.O.C. Douro Tinto 2011, cujas receitas revertem integralmente a favor da causa “Salvar o Tua, Proteger o Douro”

esporao assobio pelo tua 250

A Quinta dos Murças, propriedade do Esporão no Douro desde 2008, é uma das vozes ativas na campanha “Salvar o Tua, Proteger o Douro”. Esta campanha, pretende sensibilizar a comunidade nacional e internacional para as consequências da construção da barragem hidroelétrica de Foz Tua, dada a iminência da destruição do Vale do Tua e da sua centenária linha ferroviária que integram o Alto Douro Vinhateiro, património mundial da humanidade, classificado pela UNESCO desde 2011. Como parte da sua contribuição para a Plataforma “Salvar o Tua” o Esporão decidiu lançar uma edição especial de 1.000 garrafas do seu vinho tinto premiado Assobio 2011, produzido na Quinta dos Murças. A edição especial do Assobio 2011 conta com uma fotografia do rio Tua, cedida pelo fotógrafo Duarte Belo, e remete para o site da plataforma, lançando o convite à mobilização de todos os cidadãos nesta causa, através da divulgação da campanha, participação nas iniciativas promovidas pela plataforma e do envio de uma carta à UNESCO no sentido de pressionar esta entidade a travar a construção da barragem. O envio da carta pode ser feito através do site da plataforma em http://www.salvarotua.org/.    Com o valor de venda de 10€ por garrafa, as receitas desta edição “Salvar o Tua, Proteger o Douro” reverterão integralmente a favor das ações da campanha. O vinho será vendido ao público em diversas ações incluídas na campanha. Outra iniciativa do produtor passou pela colocação de um selo no contrarrótulo de toda a gama Assobio em comercialização, comunicando a campanha em curso. Para João Roquette, CEO do Esporão e da Quinta dos Murças, membro do núcleo central da Plataforma, “A história e vocação vitivinícola da região e o seu potencial turístico não são compatíveis com este projeto. A barragem do Tua beneficia os acionistas das empresas concessionárias e construtora em detrimento da sociedade. As empresas devem estar ao serviço da sociedade, não o contrário” (ver artigo em alivetaste.com ).

Para mais informações sobre a Plataforma “Salvar o TUA” e a campanha “Salvar o Tua, Proteger o Douro” consultar: http://www.salvarotua.org/