Fruto com uma quantidade diversa de antioxidantes e vitaminas é uma das frutas importantes para uma alimentação saudável

pessego 450

Apesar do nome botânico, “Prunus pérsica”, fazer menção à Pérsia (atual Irão) a partir de onde a espécie terá sido introduzida na Europa, estudos sugerem que o pêssego teve origem na China,onde foi cultivada cerca de 2000 anos antes de cristo.

O nome científico da espécie, Prunus persica, do latim, significa em português “pessegueiro” (árvore) e “pêssego” (o fruto). Os romanos referiam-se ao pêssego como malus persicum ou “maçã da Pérsia”.

Possui apenas uma grande semente, envolta numa casca dura,  sendo uma fruta com um sabor doce e aroma delicado. A casca do pêssego é fina, aveludada e de cor alaranjada e a polpa amarelada. O pêssego é muito usado para fazer doces, bolos, geleias, compotas e sumos. Não é uma fruta muito calórica tendo cada unidade, em média, 50 calorias. É uma fruta muito suculenta, pois quase 90% do seu peso é composto por água.

Rico em vitamina C e pró-vitamina A é também uma fruta com fibras, pois em cada 100 gramas de pêssego, existem em média 1,5 gramas de fibras. Também apresenta boas quantidades de  potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio.

Além das vitaminas C e A, o pêssego também apresenta vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3,B5, B6, B9 e B12), além das vitaminas K e E.

por Mário Rodrigues