No ano que promete ficar para a história do vinho do Porto, o Esporão lança o seu primeiro Vintage, produzido na Quinta dos Murças

Quinta dos Murças Porto Vintage 2011 300

Quando em 2008 o Esporão começou a produzir vinhos na Quinta dos Murças, o objetivo era tirar o melhor partido da região do Douro e produzir vinhos únicos. Desde o início que os vinhos do Porto fazem parte da oferta de vinhos da Quinta dos Murças, dando continuidade à sua tradição e reputação na produção de vinhos do Porto Tawny de grande qualidade, que culminou no lançamento do Quinta dos Murças Tawny 10 Anos.

Este ano, que coincide com os 40 anos do Esporão, é lançado o Quinta dos Murças Vintage 2011, o primeiro sob a égide do Esporão, que resulta da combinação única entre o clima, a geografia, a geologia, as vinhas velhas e a intervenção da equipa liderada por David Baverstock, enólogo-chefe do Esporão.

Produzido com uvas de qualidade superior (letra A) e fermentado segundo a tradição da pisa-a-pé em lagares de granito, o Vintage 2011 da Quinta dos Murças exibe o potencial da região de Covelinhas para fazer grandes vinhos do Porto, elegantes, intensos e persistentes. De cor densa e opaca em tons violáceos, sugere no nariz aromas a frutos azuis e algumas notas florais de violetas. Na boca, revela-se elegante e equilibrado, com taninos finos e sedosos. O final é longo e aveludado.

Localizada no Cima Corgo, perto da aldeia de Covelinhas, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta dos Murças conta com uma área total de 155 ha, dos quais 48 ha de vinha, 15 ha de olival e 2,5 ha de laranjal. 7 ha de vinha seguem o modo de produção biológico e a restante área o modo de produção integrada, evitando a utilização de herbicidas, pesticidas e fertilizantes não orgânicos.

Quinta dos Murças Porto Vintage 2011 tem o P.V.P. de 40, 00 €