Uma das melhores partidas que já fiz num restaurante gourmet num hotel de topo, foi quando pedi a um estagiário para grelhar gelo

Chef Osvalde Silva_Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort 600

A vida de um futuro Chef começa sempre com uma boa dose de estudos e aulas práticas.

Quando saímos da Escola o maior desafio é adaptarmo-nos a uma cozinha verdadeira, com uma grande brigada e com clientes desejosos de provar a nossa iguaria. Ser estagiário não é fácil e, no meio de tanta agitação, é preciso o Chef estar sempre atento e fazer deles os Chefs do futuro.

Como Chef, eu gosto de passar os meus conhecimentos a estes futuros Chefs, bem como aprender com eles. Mas também gosto de lhes pregar algumas partidas para adoçicar um pouco a sua aprendizagem.

As partidas consistem em, por exemplo, durante o trabalho em que estão a preparar a mise en place, pedir-lhes para irem buscar limões aos limoeiros na propriedade do Sheraton Algarve Hotel, quando na realidade não temos árvores de fruto; ou pedir-lhes que piquem sal grosso de modo a o transformarem em sal fino.

Uma das melhores partidas que já fiz num restaurante gourmet num hotel de topo, foi quando pedi a um estagiário para grelhar gelo. Quanto mais eu pressionava o aprendiz, mais depressa o gelo derretia e via-se no seu olhar que o mesmo estava convicto de que iria conseguir grelhar o gelo, deixando nele as tão esperadas marcas da grelha. Claro que após algum tempo disse-lhe a verdade e foi deveras gratificante ver o seu olhar de alívio. Ainda hoje contamos esta história. É algo que só pertence à equipa de cozinha e que se vai passando de Chef para Chef e sucessivamente de estagiário em estagiário…

por Chef Osvalde Silva