Primeiro lugar dos melhores vinhos do mundo da revista Wein Wirtschaft

Dialogo 240

por Mário Rodrigues

“O Diálogo”, que no mercado alemão foi rotulado como Fabelhaft (fabuloso) recebeu pela segunda vez a distinção do Melhor Vinho Tinto do Ano de acordo com a lista dos 100 Melhores Vinhos, elaborada pela revista Wein Wirtschaft . O primeiro lugar, conseguido pela segunda vez, destaca a Casa Niepoort, produtora nacional de vinhos da região do Douro, como uma das mais fortes produtoras de vinho tinto da actualidade. A revista alemã “Wein Wirtschaft”, publicada há mais de vinte anos, é considerada como das revistas mais influentes e importantes da sua área.
Após ter sido criado em 2002, o primeiro vinho da família dos “Fabulosos” recebeu o nome de “Fabelhaft”. Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado, recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano”,”Fabelhaft”…são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro e de quem o vive.
A casa Niepoort é dirigida por Verena Niepoort e Dirk Niepoort a 5ª geração desta família.
A “WineSpectator”, comparou o papel da Casa Niepoort com a do Champagne Krug: pequena, mas perfeitamente formada, de uma qualidade que poucos produtores demonstram.