Ouro no concurso internacional “Great Taste Awards 2012”

queijo castelo branco dop 730

por Mário Rodrigues

O Queijo de Castelo Branco DOP “Sabores da Idanha” da Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa foi premiado com Ouro no concurso internacional “Great Taste Awards 2012” em Inglaterra. Este concurso reconhecido internacionalmente, organizado pelo Guild of Fine Food, premeia os produtos de especialidade / gourmet e tem sido descrito como os “Óscares” do mundo dos produtos alimentares. Este ano contou com a participação de 8.800 produtos a concurso avaliados em provas cegas por um júri de mais de 300 especialistas.

Este queijo tem como ingredientes, leite cru de ovelha, sal e cardo, com um mínimo de 40 dias de cura. É um queijo curado, de pasta semi-mole, ligeiramente amarelada, com alguns olhos pequenos, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação do leite crú de ovelha, estreme, por uma infusão de cardo (Cynara cardunculus). Leite proveniente da Região Demarcada. Tem crosta de cor amarelo palha a amarelo-torrado uniforme, maleável, inteira, bem formada e lisa. O aroma revela boa intensidade e complexidade, sobressaindo os lácteos. Na boca tem uma textura amanteigada mas com uma acidez equilibrada, sendo o final de boca medianamente prolongado revelando aí toda a sua complexidade.

Informações e contatos através da Associação dos Produtores de Queijo do Distrito da Castelo Branco, Tel.: 277 200 230 e E-mail: [email protected]