O enólogo Jorge Moreira, acaba de ver o seu projeto distinguido com elevada pontuação atribuída aos seus vinhos na edição de Fevereiro do guia “Wine Advocate”, de Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo

Poeira_53_Barricas_2011_Lino_Silva_2013 280

O tinto ‘Poeira’, da colheita 2011, obteve, 94 pontos. Mark Squires, colaborador de Parker para os vinhos tranquilos portugueses, avalia os vinhos da Quinta do Poeira como impressionantes e com elevado potencial de envelhecimento. O “topo de gama” Poeira é considerado “vibrante” e “bem estruturado”, “emanando aromas sensuais”, podendo ser bebido até 2027, pois promete “grande expressividade” à medida que for envelhecendo.

A Quinta do Poeira está situada em Provesende, ao longo de uma encosta voltada a Norte na margem direita do Rio Pinhão. É esta exposição que, segundo Jorge Moreira, confere identidade aos seus vinhos, possibilitando um amadurecimento mais lento, que melhor preserva os aromas, os sabores e a acidez.

Desde a primeira colheita, com o Poeira (2001) e mais tarde com o Pó de Poeira (2006), que Jorge Moreira insiste em dividir a produção dos seus vinhos igualmente entre a exportação e o mercado nacional distribuídos pela Decante Vinhos.