O projeto endògenos, iniciativa que promove experiências gastronómicas com o objetivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos autóctones Portugueses, vai estar presente com sessões de showcooking na 30ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos em Torres Novas.

produtos endógenos 450

Integrada no programa oficial do certame, que se realiza de 8 a 11 Outubro na Praça 5 de Outubro, Torres Novas, a iniciativa Endògenos consta de duas ações de showcooking a cargo do Chef António Alexandre, chefe executivo do Lisboa Marriott Hotel e co-mentor do projeto a par do consultor de marketing gastronómico Nuno Nobre, que irá valorizar diversos produtos torrejanos, como os frutos secos, figo preto autóctone da região, figo pingo de mel e noz, entre outros.

Objetivo da iniciativa é dotar o público em geral, produtores e restauração em particular, de informação, formas e técnicas de utilização e confeção dos produtos autóctones locais numa cozinha prática e contemporânea.

Entre os produtos torrejanos alvo, nomeie-se o Figo Preto de Torres Novas (em passa ou fresco); Folha de figueira (para aromatizar); Figo Pingo de Mel em calda (tipo ameixa de Elvas); Miolo de noz e de amêndoa; Passa de uva “Fernão Pires” (c/ grainha); e outras frutas desidratadas (ameixa, damasco e outros).

Quando se fala de Torres Novas, há que não esquecer os vinhos (Encosta do Vale Galego e Alveirão), as carnes, as Laranjas do Pafarrão, Licores, Aguardente de Figo Preto, Mel e produtos de colmeia, Azeite da variedade “Lentrisca” e Ervas aromáticas da Serra de Aire.

A Feira Nacional dos Frutos Secos, este ano com entrada gratuita, regressa ao centro histórico de Torres Novas na sua 30.ª edição, certame, a que se junta a 24.ª edição da Feira Internacional dos Frutos Secos e a 13.ª Feira do Figo Preto.

Para mais informação sobre a 30.ª Feira Nacional dos Frutos Secos visite: http://cm-torresnovas.pt/index.php/visitar-2/feiras-eventos/290-fnfs
Para mais informação visite: www.facebook.com/endogenos