Fundadora há 50 anos, Aidé Lima, deu origem ao nome do restaurante que ainda hoje se mantém, onde na época um almoço custava 2$50 e se chamava “A nossa pensão”.

O genro Fernando Pinto passou em 1979 a gerir o empreendimento, restaurante e unidade hoteleira, que por sua vez passou a “pasta” à sua filha Teresa Pinto. Hoje com o marido, o chef Joaquim Gomes, lideram os destinos deste excelente espaço de cozinha tradicional.

Uma casa que ao longo de mais de 50 anos sempre apostou na cozinha tradicional, sendo uma referência nacional que faz parte do orgulho familiar. É aliás o vencedor desde há 7 anos do Concurso do Capão.

O chef Joaquim Gomes está a fazer um trabalho brilhante, e aliás considero-o uma verdadeira revelação. Demonstra enorme sensibilidade e apuramento dos sentidos na forma como prepara todos os pratos de cozinha tradicional, sendo de uma transversalidade impressionante na homogeneidade, qualidade e sabor de tudo o que sai da sua cozinha. Denota-se um toque pessoal de alguma subtileza nesta abordagem de excelência da nossa tradicional cozinha de 1ª linha.

Além do já referido capão, espetadinhas de lulas, bacalhau à Narcisa, barriguinha com ovo de codorniz, um excelente polvo à lagareiro, joelho de porca assado no forno, umas tripas à moda do Porto ou de sobremesa trilogia do Mosteiro (pudim abade de Priscos + papo d’anjo + torta de laranja). O adjetivos seriam aliás enfadonhos se fossem por mim utilizados no sentido de realçar as caraterísticas de cada um deles.

Um profissional de que conhecia pouco, com um currículo que demonstra preocupação na sua formação, com experiência em diversas unidades de relevo e já algumas distinções de diversas entidades, como escolas de hotelaria, que demonstram uma carreira convicta e consistente.

Paços Ferrara Hotel
Avenida Primeiro de Dezembro, 137
4590-505 Paços de Ferreira
Tel: +351 255 962 548
www.pacosferrarahotel.com
GPS: 41.277294, -8.374619

por Mário Rodrigues