Mont’Alegre é a nova marca de vinhos de montanha assinada pelo enólogo Francisco Gonçalves que, num regresso às origens, propõe uma renovada abordagem às colheitas da Região de Trás-os-Montes.

francisco gonçalves montalegre 450

Com o estágio e envelhecimento dos vinhos na Vila de Montalegre como fator de diferenciação, com um investimento de cerca de 300 mil euros, o projeto arranca com duas referências: Mont’Alegre Clássico Tinto 2013 e Mont’Alegre Clássico Branco 2014, sendo produzidos a partir de castas autóctones da Região de Trás-os-Montes, oriundos de vinhas plantadas em solos de predominância granítica e com altitudes acima dos 650 metros. Mais tarde, tudo acontece na Vila de Montalegre, dotando-os de frescura, equilíbrio e elegância.

Com o objetivo de registar um crescimento de 15% ao ano, o volume de produção situa-se, atualmente, nas 22 mil garrafas para Mont’Alegre Clássico Tinto, 8 mil garrafas para Mont’Alegre Clássico Branco e, em breve, cerca de 4.800 garrafas de Mont’Alegre Reserva Tinto. A distribuição em território nacional é assegurada pela David Vinhos – Comércio e Distribuição de Vinhos, Lda. para os canais on e off trade e, nos mercados externos, Mont’Alegre estará em breve à venda na Suíça, Luxemburgo, Bélgica, França, Angola, Estados Unidos e Brasil.

Para Francisco Gonçalves, o projeto Mont’Alegre é “um regresso às origens e a redescoberta da identidade da minha terra Natal. É na qualidade e na exclusividade que procuro reconhecer e retribuir a Montalegre, principalmente, pela herança familiar de celebração da terra, porque os vinhos Mont’Alegre são também o casamento perfeito entre a intensidade e o sabor dos fumeiros do Barroso”, refere.

O Mont’Alegre Clássico Tinto 2013 e Mont’Alegre Clássico Branco 2014  têm o PVP de €4,99

Francisco Gonçalves é natural de Montalegre. Foi na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que começou a sua dedicação aos estudos da vinha e do vinho, numa aventura pela descoberta das melhores técnicas para expressar as notas únicas de cada casta e o perfil de vinhos de assinatura.

Biotécnico, enólogo e apaixonado por vinhos. Ao longo do seu percurso abraçou projetos de grande envergadura e criou vinhos que gozam de elevada reputação. A experiência em diferentes regiões permitiu-lhe adquirir uma visão maturada e futurista com que encara os seus projetos atuais e de proximidade.