Casal de Ventozela, produtor de referência de Vinhos Verdes, localizado em Mogege, uma pequena freguesia de Vila Nova de Famalicão, acaba de lançar cinco novas colheitas no mercado.

casal de ventozelo 450

Vinhos com perfis diferentes que partilham a vontade do produtor em estar na linha da frente na produção de monovarietais, um conceito recente no universo dos Verdes.

Em destaque as colheitas 2014 do Branco, Espadeiro, Arinto, Loureiro e Vinhão, o único tinto da família.

A afirmar-se como o único não monovarietal da gama do produtor, Casal de Ventozela Branco Escolha 2014 é produzido a partir das castas Loureiro (60%), Trajadura (20%) e Pedernã (20%). Esta combinação permite-lhe obter um perfil com aromas intensos, frescos e florais. Um vinho complexo com um paladar crocante, simultaneamente ácido e elegante, como um bom Verde deve ser. Recentemente trouxe para Portugal a Medalha de Bronze no International Wine Challenge.

Em destaque no mesmo concurso esteve o Casal de Ventozela Espadeiro 2014, um rosé na sua mais pura expressão, onde se destacam os aromas jovens e as notas de frutos silvestres, podendo servir de aperitivo antes do jantar ou acompanhar pratos leves, peixes, marisco ou carnes brancas. Foi altamente recomendado pela crítica internacional.

Segue-se o estruturado Casal de Ventozela Loureiro 2014, colheita que precede o vinho selecionado para a prestigiada lista dos “50 Grandes Vinhos Portugueses” para o mercado alemão, por Hendrik Thoma, apresenta-se como um clássico do produtor. Esta é uma das castas bandeira da região, dando origem a vinhos com perfil aromático e muito equilibrado. Foi este ano Medalha de Prata nos Decanter World Wine Awards.

Outra das castas tradicionais da região, Arinto, é utilizada com frequência em blends para conferir mais estrutura aos vinhos. Quando utilizada como casta única, como é o caso do Casal de Ventozela Arinto 2014, o seu perfil é distinto. Um vinho intenso, elegante e com boa acidez, capaz de acompanhar com elegância pratos como risotos ou sushi.

Por último, Casal de Ventozela Tinto 2014, o único tinto do produtor, é elaborado 100% à base da casta Vinhão, apresentando uma cor intensa que sugere muita frescura e vivacidade. Com notas de fruta madura, este vinho tem taninos equilibrados e boa estrutura, sendo recomendado para acompanhar pratos de carne, pastas ou bacalhau assado.

O preço por garrafa de cada um dos vinhos é de 6,90 €