Inaugurado no passado dia 12 de Março, o projeto Vinha das Virtudes da Adega do Monte da Ribeira é um novo projeto vitivinícola no Alentejo que surgiu de uma recente paixão pelo campo, pela terra e pelos seus vinhos.

Vinha das Virtudes 450

Apesar de ser jovem, já apresentou algumas das suas referências em concursos de vinhos tendo arrecadado este ano duas medalhas de Ouro, uma no Concurso de Vinhos de Portugal e outra no Concurso Syrah du Monde, com o seu vinho Humanitas tinto Reserva 2013, e uma medalha de Prata para o Liberalitas Rosé 2014, no Concours Mondial de Bruxelles.

Iniciado por José Rodrigues em 2011, este projeto insere-se numa propriedade Alentejana a cerca de 10 kms de Évora. Entre Abril e Maio de 2012, foram plantados 2,5 hectares de vinha com Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon, mas está em vista o aumento da vinha brevemente. Para este projeto tomar forma, foi convidado o arquiteto Jorge Fragoso Pires para idealizar uma adega funcional e contextualizada; um dos melhores enólogos do Alentejo, Pedro Baptista; e a designer Rita Rivotti responsável por toda a imagem gráfica.

A adega está situada em território abrangido pela Rede Natura 2000, que visa proteger as espécies e os habitats mais ameaçados da Europa. Foi concebida segundo exigentes critérios de racionalidade técnica e funcional e está preparada para resistir às inevitáveis evoluções do processo produtivo. A uva é selecionada manualmente no amplo alpendre exterior, para ser admitida na nave industrial, e a transferência das massas é feita por gravidade, de um modo natural.

A cave de envelhecimento é semi-enterrada, para assegurar a correta evolução dos vinhos em ambiente termo-higrométrico adequado. O “layout” complementa-se com o laboratório, outras instalações técnicas e uma cuidada zona social onde se realizam as provas de vinho, e outras reuniões, com ampla vista sobre a quinta.