Recente no mercado, a colheita de 2014 do Verdelho produzida na Herdade do Esporão alcançou o título de Melhor Vinho de 2015.

verdelho esporão 280

O prémio, atribuído pelo Concurso de Vinhos de Portugal – o concurso português mais representativo – nunca antes tinha sido atribuído a um vinho branco. O monovarietal do Esporão foi ainda considerado o melhor vinho monocasta, duplicando o feito de primeiro branco com este título.

Na cerimónia de entrega de prémios do Concurso Vinhos de Portugal, que decorreu no Solar do Vinho do Dão – Viseu, o Esporão viu ainda distinguidos mais nove vinhos do seu portefólio. O Private Selection Branco – 2013, recebeu a grande medalha de ouro e os Esporão Reserva Tinto – 2012 e Reserva Branco – 2013, o Herdade do Esporão Petit Verdot – 2011 e o Assobio Branco – 2014 foram distinguidos com a medalha de ouro. As quatro medalhas de prata foram atribuídas aos Herdade do Esporão Touriga Nacional Tinto – 2011, Private Selection Tinto – 2011, Herdade do Esporão Syrah – 2011 e Herdade do Esporão 4 Castas Tinto – 2013.

O agora Melhor Vinho de 2015 é um monovarietal fresco, elegante com apontamentos minerais. Oferece um aroma intenso, com notas tropicais e citrinas a recordar as limas e as toranjas. O Verdelho 2014 expressa todo o potencial desta casta, e continua a evidenciar a sua consistência e qualidade, ano após ano, assente na sua perfeita adaptação ao terroir da Herdade do Esporão. Da responsabilidade de David Baverstock, enólogo-chefe do Esporão e Sandra Alves, enóloga do Esporão para os vinhos brancos, este vinho é o resultado da aposta do produtor em castas perfeitamente adaptadas aos solos e às condições climatéricas da Herdade do Esporão, possibilitando a melhor expressão das suas características.