Uma herdade de referência de produção de vinho e azeite, localizada no Alentejo, onde os princípios se regem pelas condições naturais que a natureza proporciona, aproveitando ao máximo as suas sinergias

Os números são impressionantes; 1.800 hectares de área total, dos quais 1.200 de vinha plantada, 80 de produção certificada de vinha biológica, aumentando brevemente para 200 e 80 hectares de olival. Uma albufeira em frente ao restaurante com 100 ha e cerca de 350 ton de uva entram diariamente para produção de vinho, sendo cerca de 200 de produção interna.

A inovação e investigação são o suporte e sustento do projeto vitivinícola. Com a entrada, em 1992, do enólogo luso-Australiano David Baverstock, houve a introdução de algumas castas estrangeiras com sucesso e o desenvolvimento de castas nacionais. Um campo ampelográfico com 9,7 ha e 21.500 plantas, que serve de laboratório, com cerca de 189 variedades diferentes (37 em plena produção), permite ver o comportamento das diversas castas e consequentemente uma gestão e exploração mais assertiva. O enólogo residente é Luís Patrão.

Com enoturismo desde 1997, a renovação passou a ter um papel preponderante, considerando António Roquette, esta área com papel fundamental no contato mais direto com o cliente final. A prática de workshops internos de formação têm como objetivo a evolução de todo o projeto. Cerca de 90% das pessoas que ali trabalham são locais, 25 na época baixa.

Uma loja onde os diversos produtos como os azeites, vinhos compotas podem ser adquiridos, uma nova adega para vinhos desenhada de raiz para produção de pequenos volumes, que significou um voltar às origens e reinventar o legado da vinificação em lagares. Um túnel de barricas do Esporão que se assemelha a um túnel de metro com os seus quinze metros de largura, está enterrado a doze metros de profundidade que permitem que se mantenham as melhores condições de temperatura e humidade de forma natural, sem necessidade de regulação de temperatura de forma artificial e sem custos energéticos e ambientais. Neste longo túnel de descanso repousam aproximadamente 1.500 barricas bordalesas de 225 litros cada, das quais cerca de 70% são de carvalho americano e as restantes de carvalho francês.

A necessidade de partilha de informação leva a proporcionar estágios nacionais e internacionais oriundos dos vários cantos do mundo, na enologia, na cozinha e sala.

Na herdade desde novembro de 2014, o jovem Chef Pedro Pena Bastos, está à frente dos destinos da magnífica cozinha (ver novo menu Tempo da Terra). Considero, desde que o conheci, uma das revelações nacionais, estando a fazer um trabalho verdadeiramente brilhante e com muito ainda para dar. Uma horta biológica ao dispor, que é, em parte, o seu mercado de excelência privado proporcionando-lhe um valor acrescentado à criatividade que demonstra. Em cada uma das suas criações, nenhum dos elementos se encontra por acaso. Em cada prato, uma surpresa de aromas e a cada garfada, de sabores, que se distinguem e se enquadram na história ali contada.

Herdade do Esporão é, sem sombra de dúvida, um bastião importante na produção de vinhos e azeites de qualidade, no enoturismo e na gastronomia. Um projeto integrado, bem gerido, funcional, que nunca é demais referir. Numa visita ao Alentejo, ou a Portugal, um dia ou horas inebriantes de verdadeiro prazer, onde a também a natureza nos envolve de uma forma cativante, surpreendente e arrebatadora.

Veja o Video
Enoturismo Herdade do Esporão
Site: esporao.com/
Email: [email protected]
Herdade do Esporão Apartado 31, 7200-999 Reguengos de Monsaraz
Tel.351 266 509280

por Mário Rodrigues