Um novo projeto de vinhos no Alentejo nasce numa propriedade a cerca de 10 kms de Évora, situada numa zona de paisagem protegida pela Rede Natura 2000

vinha das virtudes Humanitas1_ g

O gosto de receber os amigos e a família e a paixão pelos vinhos levou José Rodrigues, empresário da região de Setúbal, a procurar um lugar onde pudesse reunir estes dois prazeres. Foi em 2011 que, depois de muito procurar, descobriu o refúgio ideal. Uma propriedade no Alentejo, a cerca de 10 kms de Évora, situada numa zona de paisagem protegida pela Rede Natura 2000, que o encantou de imediato.

A casa do Monte da Ribeira era a única edificação a pontuar a propriedade. Começou por adquirir um trator e algumas alfaias para apoio do assento agrícola e o seu espírito inquieto não sossegou enquanto não concretizou o desejo de plantar uma vinha. «Fui muitas vezes avisado para desistir, diziam-me que não sabia onde me estava a meter, porque plantar uma vinha e fazer vinho dá muito trabalho… Mas, apesar disso, segui em frente e sinto-me feliz com os resultados», afirma José Rodrigues.

Plantou então, entre Abril e Maio de 2012, 2,5 hectares de vinha com castas que sempre apreciou: Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Cabernet Sauvignon. Depois, chamou o arquiteto Jorge Fragoso Pires para lhe desenhar uma adega funcional e contextualizada. Finalmente, convidou um dos melhores enólogos do Alentejo, Pedro Baptista, para lhe fazer o vinho. A imagem dos produtos também não foi esquecida, assinada pela designer Rita Rivotti.

Optando por usar o nome de cada virtude na sua etimologia latina, foram já lançados os primeiros vinhos:

Liberalitas Tinto 2013

Elaborado a partir das castas Aragonês, Alicante Bouschet e Syrah. Fermentação por castas separadas em pequenas cubas de aço inox com remontagem manual. Maceração pós fermentação de 10 dias. Estágio em depósitos de aço inox. Engarrafamento após ligeira filtração em Junho de 2014.
3.845 garrafas de 0,75 lts / Grau alcoólico – 13%

Liberalitas Branco 2013

Elaborado a partir de uvas da casta Antão Vaz. Fermentação em depósito de aço inox à temperatura de 15ºC, seguida de estágio sobre borra fina com batonnage periódica durante 8 meses. Engarrafamento em Junho de 2014.
1.636 garrafas de 0,75 lts / Grau alcoólico – 12%

Liberalitas Rosé 2014

Elaborado a partir de uvas das castas Syrah e Touriga Nacional. Fermentação em depósito de aço inox à temperatura de 16ºC, seguida de estágio sobre borra fina durante 4 meses. Engarrafamento em Março de 2015.
1.800 garrafas de 0,75 lts / Grau alcoólico – 13,5%

Humanitas Tinto Reserva 2013

Elaborado a partir de uvas da casta Syrah. Fermentação em pequenos lagares de aço inox com pigeage manual. Fermentação maloláctica e estágio de 15 meses em barricas novas de carvalho francês. Engarrafamento em Março de 2015.
2.100 garrafas de 0,75 lts / Grau alcoólico – 14,5%

Por ser um vinho de quinta, produzido em quantidades limitadas, será distribuído numa fase inicial pelo canal Horeca, em restaurantes e garrafeiras selecionadas de norte a sul do país, a começar desde já por Évora e Setúbal. Numa fase posterior está prevista a exportação para alguns países da Europa.