A Galette des Rois é um bolo composto por massa folhada, recheada com frangipane, uma mistura de manteiga, açúcar, creme de pasteleiro e amêndoa moída

Galette des Rois no AdLib 450

Atualmente existem outras variedades, recheadas com chocolate, fruta, compota, etc. É tradicionalmente consumida no dia 6 de janeiro, Dia da Epifania, quando se celebra a chegada dos três reis magos a Belém. No entanto, a Galette des Rois marca presença à mesa ao longo de toda a quadra natalícia.

Pensa-se que a tradição da Galette des Rois remonta ao século XIII ou XIV, quando no dia da Epifania se partilhava um bolo em que uma das fatias era oferecida ao primeiro pobre que passasse. Contudo, muitos historiadores acreditam que a tradição vem desde as Saturnais, as festas romanas que se celebravam entre os meses de dezembro e janeiro. Durante esta festa de inversão de papéis, cada família importante partilhava um bolo que continha uma fava e o escravo que a recebesse poderia ser “rei por um dia”.

Hoje em dia, a tradição dita que é o mais jovem dos convivas que, escondido debaixo da mesa, decide a distribuição das fatias. Quem receber a fatia com a fava torna-se Rei ou Rainha e tem direito a usar uma coroa de fantasia. Há quem diga ainda que este deverá oferecer a próxima Galette des Rois.