Este bolo ligeiramente doce, pode ser adquirido em Proença-a-Nova e em algumas localidades próximas, sendo  uma receita com algumas variantes em concelhos limítrofes

bolo finto 450
Foto alivetaste

O Bolo Finto está relacionado tradicionalmente com os casamentos caseiros e festas das aldeias. Agora faz-se durante todo o ano, mas mantem-se a tradição da oferta aos convidados dos casamentos. Os Bolos Fintos eram a lembrança dada aos convidados, sendo os dos padrinhos dos noivos sempre de tamanho muito maior. Na semana anterior ao casamento, juntavam-se alguns convidados e vizinhos que ajudavam a partir os ovos e a amassar (sempre à noite), onde se fazia uma grande noite sempre animada. No dia seguinte de manhã tendiam-se e coziam-se para depois fazer a distribuição pelos convidados.

Antigamente utilizavam a mesma farinha moída para a confeção do pão e adicionavam os ingredientes que tinham em casa (quantidade de açúcar e ovos seria consoante as posses). Hoje a receita é mais rica em quantidades.

Receita do Bolo Finto

Ingredientes:

10kg de farinha
3kg de açúcar
7 dúzias ovos
Canela q.b.
Mel q.b
Margarina
Azeite q.b
Raspa de limão q.b
Fermento de padeiro e pó royal
Aguardente
Sal;

Faz-se a massinha e depois de finta adiciona-se o açúcar, canela e pó royal e mexe-se tudo bem. Vão-se juntando os ovos e a farinha, o mel, azeite, margarina, limão (tudo morno),  aguardente, amassando tudo muito bem. Depois de amassados ficam a fintar durante a noite.

Tende-se a massa em pequenas bolas enquanto aquece o forno a lenha para os cozer.

Quando se colocam no forno, põe-se uma folha de couve na pá e em cima a bola da massa que se barra com ovo e se polvilha com açúcar e vão ao forno variando o tempo de cozedura consoante o tamanho do bolo.

Atenção: pode fazer proporcional, tendo em atenção que deve colocar 6 ovos e 250 gr de açúcar por cada quilo de farinha

Com a colaboração de Sónia Tomé, do Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova

por Mário Rodrigues