O que têm em comum um cocktail de rum quente e aveludado, um frappé gelado com uma bengala de açúcar ou um cremoso eggnog com infusão de centeio? Todos eles foram o ponto de partida para eleger o top 10 mundial de cocktails de natal para este ano.

Esta lista inclui criações como Spiced Apple Crumble ou Mulled Margarita, apresentadas pela Diageo World Class, a empresa que todos os anos atribui o prémio de Melhor Bartender do Ano.

Um dos critérios importantes, levados em consideração na escolha desta seleção de cocktails, é a facilidade em serem preparados em casa. Graças aos inputs de centenas de bartenders de topo de todo o mundo, a seleção 2017 combina o antigo e o novo, oferecendo o cocktail perfeito, independentemente do mood natalício.

Em festa

As sugestões para os momentos de festa são o cocktail Champagne Cosmo, de Kaitlyn Stewart (Bartender no Ano 2017), é uma opção mais clássica que combina champanhe e vodka Cîroc.

Ainda nesta categoria, as sugestões recaem sobre os cocktails Candy Cane Cocktail (com infusão de menta e vodka Ketel One) e o Zacapa Hot Rum Punch, um cocktail quente de rum, perfeito para a época do Natal e para aquecer o corpo nos dias mais gelados.

O jantar de natal

Pensado para o jantar de natal, o cocktail Mulled Margarita, eleva a categoria do clássico vinho com especiarias e é o mote para iniciar a refeição envolvo no espirito de natal.

Outra opção a considerar é o Martinez, um clássico à base de gin, reconhecido como ‘o pai do Martini’. Subtilmente mais acre e capaz de limpar o palato, é um bom aliado pré-refeição.

Conversas à lareira

Nenhuma lista de cocktails de Natal está completa sem uma das bebidas mais carismáticas – o eggnog. E nesta matéria, destaca-se o cocktail Nutty Rye Eggnog no topo da lista. Com um toque mais old, com uísque Bulleit e a cremosidade de uma Guinness Dublin Porter, ovo e açúcar para conseguir um cocktail simples, elegante e decadente.

Todos os cocktails do Top 10 de Cocktails de Natal, assim como as receitas e vídeos sobre a sua preparação podem ser encontrados aqui: