A segunda edição de Poseidon, vinho do produtor Lua Cheia em Vinhas Velhas e batizado em honra do Deus dos Mares, já se encontra à venda, após estagio durante 72 dias em alto mar, graças à parceria com o Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM).

Seis meses depois de ter atracado em terra, a segunda edição de Poseidon já se encontra à venda. O vinho estagiou durante 72 dias em alto mar a bordo do bacalhoeiro Coimbra, o que lhe confere características ímpares.

Foi em janeiro que o lote do vinho duriense Andreza Grande Reserva Tinto 2014 – com origem nas castas touriga nacional, touriga franca e sousão – partiu para os Grandes Bancos da Terra Nova, no Canadá. O vinho, que deu origem ao Poseidon, beneficiou do balanço provocado pelas ondas de 13 metros, dos ventos de 140 km/h e das tempestades sentidas em alto mar durante a pescaria.

“O novo Poseidon está mais aveludado nos taninos, a cor é rubra profunda, os aromas a frutos vermelhos e do bosque são intensos e regressou bem integrado com a barrica”, explica o enólogo Francisco Baptista.

Poseidon, uma homenagem ao Deus dos Mares e à memória marítima portuguesa, marca o recuperar da tradição do ‘vinho da volta’. Esta técnica parte de uma tradição antiga, praticada em tempos pelo vinho da Madeira. Esta ação só é possível graças à parceria com o Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM), que anexa um certificado a cada garrafa de vinho.

Recorde-se que a primeira edição de Poseidon foi apresentada no final do ano passado.