O Alvarinho Deu La Deu Reserva 2015 conquistou  a medalha Gran Albariño de Oro, no VI Concurso Internacional Albariños al Mundo Dublin 2017, tendo sido o único Alvarinho produzido em Portugal a merecer esta distinção entre os melhores alvarinhos do mundo, em concurso naquele certame.

A competição, que decorreu em Dublin, no dia 23 de Novembro, distinguiu ainda o Alvarinho Deu La Deu Premium 2015 com a medalha Albariño de Oro.  

Organizada pela  Unión Española de Catadores, o evento, considerado a maior montra internacional da casta Alvarinho e o principal embaixador daquela que é a casta branca mais relevante da Península Ibérica, integra o calendário anual dos concursos reconhecidos pelo Ministério de Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, de Espanha. As edições deste certame decorrem todos os anos em países diferentes, com o objetivo de mostrar aos principais mercados vinícolas internacionais as excelências das elaborações onde aquela casta varietal é protagonista.

Os vinhos em prova, oriundos de Espanha e Portugal, nomeadamente da Galiza vinícola (Denominação de Origem, Rias Baixas) e da Região dos Vinhos Verdes, são avaliados por um júri constituído por sommeliers, jornalistas, prescritores e responsáveis de compras, um plantel de juízes de primeiro nível, criteriosamente selecionados.

Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa de Monção, congratula-se com estes prémios que se somam às inúmeras medalhas conquistadas durante este ano. “É para nós um orgulho enorme receber o Gran Albariño de Oro, a maior das distinções deste concurso internacional exclusivamente dedicado à casta Alvarinho que reúne o que de melhor se produz na Península Ibérica. É de facto uma honra extraordinária ver, uma vez mais, o Alvarinho Deu La Deu Reserva  ser destacado entre os melhores dos melhores, uma vez que já na 4ª edição do certame, conquistámos esta distinção com o  Deu La Deu Reserva 2010.” Segundo aquele responsável, “ trata-se do reconhecimento justo e merecido de um trabalho de persistência, determinação e paixão que permite à Adega de Monção produzir vinhos de elevada qualidade”.