Vinho Quinta do Vesuvio DOC Douro é uma homenagem a esta região clássica e afirma-se como um dos mais respeitados e distintos vinhos portugueses

A Symington Family Estates – a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, representada por Rupert e Charles Symington – acaba de lançar o Quinta do Vesuvio DOC Douro 2015.

Em menos de dez anos, o Quinta do Vesuvio DOC Douro afirma-se como um dos mais respeitados e distintos vinhos portugueses. Uma homenagem ao Douro clássico, proveniente de uma das mais emblemáticas quintas da região, onde a sua casa senhorial, capela e adega foram construídas em 1827. A Quinta tem 137 hectares de vinha, maioritariamente exposta a norte e oeste, plantada entre os 110 e os 450 metros de altitude, o que permite produzir vinhos excecionalmente equilibrados, entre os mais distintos de todo o Douro.

A qualidade do Quinta do Vesuvio DOC Douro 2015 resulta de um início do ano vitícola, em novembro, marcado por chuva abundante, seguido de um período muito seco no inverno, primavera e verão. Todavia, a pouca precipitação registada em maio foi ideal – no Vesuvio choveu 27mm em apenas um dia –, preparando as videiras para os meses muito quentes de junho e julho. Um mês de agosto ameno, com noites frescas, permitiu garantir as condições ideais para boas maturações e ajudou a preservar a acidez natural das uvas. No arranque da vindima, as uvas estavam em excelente estado com um bom equilíbrio entre os teores de açúcar e acidez. A chuva oportuna que caiu em meados de setembro proporcionou condições para a plena maturação da Touriga Nacional e Touriga Franca, ambas excecionais nesta vindima.

Um vinho de cor púrpura profunda carregada, com grande pureza e frescura e notas aromáticas que revelam rosmaninho e um ligeiro toque de cânfora. Com barrica muito bem integrada, o Quinta do Vesuvio DOC Douro 2015 apresenta-se volumoso, com uma estrutura de grande porte com taninos assertivos, mas muito polidos, e concentrado na boca com sabores de frutos pretos.