Depois de novas colheitas no que toca ao rosé e a cinco brancos e de uma novidade absoluta – Quinta de Cidrô Marquis branco2014 –, é a vez da Real Companhia Velha começar a lançar os tintos da Quinta de Cidrô.

De anos seguidos; os dois de uma só casta; uma estrangeira e a outra 100% nacional e a porta-estandarte das castas portuguesas, assim que se pode resumir a chegada do ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir 2014’ e do ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional 2015’ ao mercado global.

Para se chegar ao ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir’, agora na colheita de 2014, é feita uma cuidadosa selecção nas parcelas desta casta, de forma a colher uvas em diferentes níveis de amadurecimento e produção, a fim de maximizar a qualidade e a expressão varietal em termos de acidez e carácter. Parte das uvas são desengaçadas manualmente; durante a fermentação é utilizado o método manual de “baixar a manta”, a fim de a conseguir uma extracção suave, capaz de providenciar aromas delicados. O estágio ocorre por um período de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% madeira nova. De cor rubi, este é um Pinot Noir com muita elegância e finesse, a revelar notas típicas de cereja e groselha harmoniosamente integradas com nuances de baunilha. Um final de boca longo e frutado, que se aperfeiçoa após umas horas de decantação. Nas recomendações gastronómicas está o cabrito ou cordeiro assado no forno e empadão de perdiz.

O ano de 2015 traduziu-se em tintos de grande qualidade, que se mostram concentrados e muito complexos. Foi o que aconteceu com ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional’, um monovarietal feito a partir de uma cuidadosa selecção de uvas, fermentadas em cubas médias de inox com controlo de temperatura, tendo 50% do vinho estagiado em barricas de carvalho francês por um período de 12 meses. Este Touriga Nacional é um vinho complexo com grande carácter varietal: aromas a frutos vermelhos e acentuadas notas florais. Embora intenso e expressivo, revela-se um vinho fresco e elegante, que dá imensa satisfação enquanto jovem e vibrante, sem contudo deixar de surpreender quem opte por aguardar a evolução em garrafa. A servir com pratos de caça, carne vermelha e queijos.

Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2014, Vinho Regional Duriense, tem o PVP de €15, o Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2015, DOC Douro o PVP de €14,00.