Em Outubro nas Salas de Provas Vinhos de Portugal de Lisboa e Porto, ViniPortugal convida a provar vinhos de Setúbal, Algarve, Dão e Douro

Descobrir a diversidade de Vinhos Portugueses através de uma selecção de vinhos de diferentes regiões é o mote das Salas de Provas Vinhos de Portugal, promovidas pela ViniPortugal. Em Outubro os vinhos das regiões da Península de Setúbal, Algarve, Dão e Douro estarão em evidência na programação de provas temáticas desenvolvida nas Salas de Provas de Lisboa e Porto. As provas contarão com a presença de enólogos e especialistas vinícolas.

A Sala de Provas de Lisboa acolhe dia 6 de Outubro, a partir das 18h30, a prova “Concurso Vinhos de Portugal 2017 – Península de Setúbal e Algarve”. Esta prova será comentada pelo enólogo Jaime Quendera, que apresentará uma selecção de vinhos das regiões Península de Setúbal e Algarve medalhados no Concurso Vinhos de Portugal 2017, o maior certame de vinhos nacionais promovido pela ViniPortugal.

A programação de Outubro da Sala de Provas de Lisboa conta ainda com a prova de Vinhos do Dão “Vinhos de Carácter e Elegância”, que terá lugar  dia 13 de Outubro, pelas 18h30, com comentários da jornalista Maria João Almeida. Desenvolvida em parceria com a CVR do Dão, esta prova dará a provar vinhos memoráveis e com uma invulgar capacidade de harmonização gastronómica. Reconhecida como a região da Touriga Nacional e do Encruzado, o Dão produz vinhos profundamente elegantes que revelam um enorme potencial de envelhecimento.

Na Sala de Provas do Porto a ViniPortugal convida em Outubro para duas provas dedicadas a duas regiões vitivinícolas de excelência: Dão e Douro.

No dia 20 de Outubro, pelas 18h30, tem lugar a prova “Concurso Vinhos de Portugal 2017 – Douro”, que contará com os comentários do enólogo Manuel Lobo e apresentará uma seleção de vinhos medalhados com Grande Ouro, Ouro e o Melhor Vinho Tinto Blend do Ano premiados pelo Concurso Vinhos de Portugal 2017.

No dia 27 de Outubro, pelas 18h30, é a vez da Prova Vinhos do Dão “O Novo Espírito de uma Velha Região”, promovida em parceria com a CVR do Dão. Nesta prova, que terá comentários do jornalista Manuel Carvalho, será apresentada uma selecção de vinhos de produtores emblemáticos da região bem como novos projectos em evidência no Dão. Em comum aos produtores selecionados está a história secular desta região vitivinícola e as condições de produção únicas para grandes vinhos.

Nas Salas de Provas Vinhos de Portugal, localizadas no Terreiro do Paço, em Lisboa, e no Palácio da Bolsa, no Porto, é possível conhecer e provar, num mesmo espaço, vinhos provenientes de todo o país, de Norte a Sul, numa experiência onde se afirma o carácter único dos vinhos portugueses e as suas características distintivas, visíveis de região para região. As Salas de Provas da ViniPortugal podem ser visitadas de segunda-feira a sábado, das 11h às 19h, sem marcação prévia. Em Lisboa é possível ainda visitar ao domingo.

As Salas de Provas acolhem ao fim-de-semana provas com enólogos e produtores de vinho de renome, promovidas pela ViniPortugal. O calendário destas provas até ao final do ano pode ser conhecido no site da ViniPortugal, em http://viniportugal.pt/SalasOgivais,  ou na Página de Facebook das Salas de Provas Vinhos de Portugal.