A 9ª edição do Míscaros – Festival do Cogumelo realiza-se no Alcaide, município do Fundão, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Novembro, com gastronomia, exposições, workshops, passeios micológicos, live cookings e animação de rua.

Este é um evento organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, com o objectivo de explorar o forte património fúngico do país, entre os quais se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

“Este é um festival com um forte cariz ecológico e social. Sob o pretexto do lazer e da animação, o Míscaros pretende evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha. Teremos várias atividades de integração de crianças com necessidades especiais e de valorização do património cultural e ambiental, como são exemplos o workshop ‘Cozinhar Diferente’ que promove a integração de jovens com Síndrome de Down, os passeios micológicos e o ‘Duelo de Tachos’ entre chefs profissionais e cozinheiras tradicionais na preparação do Arroz de Míscaros”, refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão.

Os visitantes poderão maravilhar-se com a natureza envolvente da encosta da Gardunha, participar em workshops e degustar diferentes formas de confecção de cogumelos, e outras especialidades da região, nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia. Poderão ainda, entre muitas outras atividades, assistir a live cookings de vários chefs, tais como Henrique Mouro, Joe Best, Miguel Gameiro, Filipe Brito ou Duarte Batista.

As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail [email protected]