Trata-se de um Terrantez 1795 da Companhia Vinícola da Madeira que foi recentemente leiloado por 6.650 euros na plataforma de leilões internacionais da Catawiki, que segundo os especialistas, é um dos raros vinhos da produção vinícola das vinhas Terrantez do século XVIII ainda em circulação

Uma garrafa de vinho Terrantez 1795 da Companhia Vinícola da Madeira foi recentemente leiloada por 6.650 euros na Catawiki (www.catawiki.pt), portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento.

O Terrantez representa uma variedade de vinho da ilha portuguesa da Madeira em vias de extinção. “Conta-se que esta variedade tenha sido levada para o arquipélago vulcânico da Madeira pelos primeiros exploradores. No passado, alguns comentadores de vinhos sugeriram ainda que se tratava da mesma variedade do Folgasão, mas pesquisas ampelográficas modernas refutam essa teoria. A Terrantez é uma casta rara e, neste momento, encontra-se quase extinta, daí o elevado valor pelo qual esta garrafa foi leiloada”, explicam da parte da Catawiki.