António Carvalho, antigo seminarista, cedo começou a trabalhar. A casa atual, recentemente recuperada, foi fruto da evolução do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo de mais de 40 anos

Já foi restaurante, café e mercearia, mas a pressão dos seus clientes (apreciadores da boa cozinha tradicional) numa região que foi de grande dinâmica empresarial, acabou por transformar este espaço exclusivamente em restaurante, reconhecido em todo o país.

António Carvalho tem aprendido ao longo dos anos (através e conjuntamente com outros profissionais da cozinha), aperfeiçoando os pratos tradicionais muito apreciados. Tem vindo a desenvolver a arte de trabalhar alguns deles, como dois dos imperdíveis – a costela de boi no bafo ou a sopa de garoupa com massinha.

Salmão fumado, bacalhau à revolta, cabrito assado, arroz de marisco ou bife do lombo folhado com molho de Vinho do Porto, são mais alguns pratos que já fazem parte das preferências dos comensais frequentadores do Brasão.

Sendo defensor acérrimo da gastronomia tradicional portuguesa, António Carvalho não deixa outros produtos cair no esquecimento, como o pão nas suas diversas variedades, os enchidos e os queijos, além de um bom azeite (produtos dos quais é grande apreciador).

Colecionador de vinhos e aguardentes ao longo dos anos (alguns únicos que já só existem na memória coletiva), possui largas centenas de garrafas de néctares que o deus baco seguramente anseia por ver organizadas numa garrafeira à altura.

António Carvalho todos os anos vai ao Brasil como responsável da cozinha de um evento anual no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. No que respeita ao território nacional, criou em Felgueiras (no norte do país) este espaço de excelência enogastronómico, a não perder.

Restaurante Brasão
Rua da Liberdade nº 4082
Felgueiras
Telm: 965 101 587

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa