O vinho da colheita de 2013 da empresa Caminhos Cruzados foi distinguido este domingo na 26ª edição da Feira do Vinho do Dão

O Teixuga Branco 2013, produzido pela Caminhos Cruzados, acaba de ser considerado o melhor vinho branco do Dão, este domingo, no 1º Concurso de Vinhos da Feira do Vinho do Dão – Troféu Eng.º Alberto Vilhena. Este concurso teve a coordenação do Dr. Luís Lopes e uma equipa de quinze provadores, da qual fazem parte os melhores especialistas da região, entre eles enólogos, produtores e consultores.

“Este prémio é um grande reconhecimento do trabalho que temos estado a desenvolver. Vermos o nosso Teixuga destacado como o melhor vinho branco do Dão é um enorme orgulho, uma vez que esta região tem uma variedade imensa de vinhos de grande qualidade”, refere Lígia Santos, produtora da Caminhos Cruzados.

A Caminhos Cruzados surge pela iniciativa e vontade de Paulo Santos, natural de Nelas, que, determinado a regressar às suas origens para investir no mundo do vinho, decide transformar uma antiga empresa agrícola numa moderna empresa produtora de vinhos. É assim criada uma empresa familiar, dirigida pela sua filha, Lígia Santos. Apesar de na família não haver a tradição de produção de vinho, o grande objectivo é colocar Nelas no mapa dos grandes vinhos do Dão.

A empresa (vinhas e adega) situa-se no Dão, mais especificamente em Nelas, região que está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo assim condições geográficas excelentes para a produção de vinhos.

No ano passado foi considerado, pela Revista de Vinhos, o Produtor Revelação de 2015.