Port Wine Day 2017 entre Douro, Porto e Nova Iorque

publicado em: Notícias | 0

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) comemora o Dia do Vinho do Porto com programa de 1 a 10 de setembro que culmina com a Sunset Party, um evento aberto ao público, domingo 10, das 17 às 22h, no Jardim das Oliveiras, no Porto

Port Wine Day – foto de José Gajeiro

O 10 de setembro é o Dia do Vinho do Porto. O IVDP chamou Port Wine day às comemorações que marcam a data com um programa a envolver produtores e enólogos, caves, restaurantes e bares locais, comboio histórico e barcos rabelos, convidados internacionais e o público geral. O Port Wine day abrange a semana que o antecede com atividades entre o Douro e o Porto. Este ano, conta ainda com uma prova de Vinho do Porto em Nova Iorque.

A data assinala a instituição da primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada em 1756, através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. O IVDP homenageia anualmente a Região Demarcada do Douro, agora com contornos alargados e inspiração nos percursos do próprio Vinho do Porto.

O Port Wine day estende-se entre o Douro, o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos com rotas de restaurantes e bares que, a partir de dia 1, apresentam harmonizações com Vinho do Porto respondendo ao desafio “Contagiar a Cidade”. O programa conta ainda com a participação de convidados internacionais que serão recebidos para um fim de semana em quintas no Douro, onde viverão o ambiente, a história e as memórias das famílias e das casas do Vinho do Porto.

Já no domingo, dia 10 de manhã, realiza-se a Masterclass “A Flight of the Sixties”, no Hotel Six Senses Douro, em que serão provados Vinhos do Porto da década de 60, a apresentar pelos enólogos das respetivas Casas. Depois, o regresso ao Porto faz-se no comboio histórico The Presidential. Ao principio da tarde, é a Regata de Barcos Rabelos, a que se pode assistir das margens do Porto e de Gaia e as comemorações têm o seu ponto alto na Sunset Party, no Jardim das Oliveiras, entre as 17h e as 22h, terminando o dia num evento aberto ao público.

Em Nova Iorque No dia 6 de setembro, uma prova de Vinho do Porto terá lugar no The Lofts at Prince, no Soho de Nova Iorque, uma iniciativa que resulta da parceira com a AGAVI, com um programa mais alargado que inclui um showcooking. Os Estados Unidos da América são um mercado em expansão para o Vinho do Porto. Em 2016, foram exportadas para os EUA 408 mil caixas de DOP Porto, num valor total que ascende aos 34 milhões de euros. A evolução das exportações para este mercado tem sido, em geral, positiva desde 2009. Entre 2010 e 2016, as vendas para os EUA cresceram em volume de negócios e em preço médio. No ano passado, foram 54 as empresas que exportaram para este mercado.

 “O programa do Port Wine day pretende disseminar a verdadeira experiência do Vinho do Porto e do Douro Vinhateiro, homenagear a sua história, espalhar a palavra aos especialistas, ao consumidor, sobretudo aos mais jovens, e ao mundo, apontando o futuro daquele que é simultaneamente grande embaixador e anfitrião do nosso país. “ Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

 Programa integral Port Wine day: portwineday.pt *portwineday.pt/pt/contagiar 

Goste / Partilhe este artigo: