O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) anuncia e convida a conhecer as novas harmonizações de Pizza Napolitana com Vinho do Porto a apresentar nas comemorações do Port Wine day

Uma sessão dirigida a profissionais terá lugar dia 8 de setembro, no IVDP e o público é desafiado a provar estas combinações na Sunset Party, dia 10 de setembro, entre as 17h e as 22h, no Jardim das Oliveiras, no Porto.

As propostas de harmonização resultam de uma iniciativa do IVDP com António Mezzero, o napolitano que dá vida e alma à Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. Juntam-se, assim, dois produtos tradicionais reconhecidos mundialmente que têm em comum o desempenho de um importante papel enquanto anfitriões e embaixadores das suas respetivas cidades e países.

São três as pizzas que Bento Amaral, Diretor dos Serviços de Certificação do IVDP, provou com o objetivo de indicar um tipo de Vinho do Porto específico para cada uma. “Apesar de improvável, a associação entre Vinho do Porto e Pizza é surpreendentemente agradável. A pizza tem uma intensidade aromática grande e precisa de um vinho que tenha a capacidade de a ombrear e o Vinho do Porto faz isso na perfeição, também por o seu álcool contrastar com a untuosidade da pizza.”

Os nomes das pizzas são Passione, Arte e Qualità, de acordo com a atitude e a própria assinatura de António Mezzero que preparou três receitas de inspirações diferentes, todas combinam ingredientes cuidadosamente selecionados e duas têm na sua finalização elementos nobres como o ouro e o próprio Vinho do Porto.

Port Wine day | Programa integral em: portwineday.pt