A Chef Portuguesa que já cozinhou para Bono Vox, Amália Rodrigues, Ronald Reagan, entre outros, premiada com duas estrelas Michelin (restaurante “A Bolota” em 1992/1993), que esteve à frente de dois dos restaurantes mais famosos do Brasil (Bela Sintra e Chiado), regressa a portugal para abrir um espaço próprio no Largo do Rato

Na cozinha do S, Ilda Vinagre chefia as caçarolas e o acento está nas receitas tradicionais do Alentejo, de onde trouxe tantas memórias. S de sabor, S de simplicidade, S de Saudade.

No menu, encontramos a receita que sempre carregou por todos os lugares do mundo, “Um resgate das melhores tradições portuguesas e da minha própria saudade”. A autora do livro “Saudade tem gosto” explica que: “A memória é um ingrediente fundamental para quem vive à frente das panelas.  Por isso, sempre digo que a saudade tem gosto; e que tem cheiro também! Levei sempre memórias para todos os lugares no mundo onde cozinhei.” Recorde-se que Ilda Vinagre serviu nomes como Ronald Reagan, Bono Vox, Fafá de Belém, Amália Rodrigues, Yoko Ono, Daniela Mercury, Mick Jagger, Taís Araújo, Durão Barroso.

No S vai encontrar novos pratos todos os dias, escritos a giz numa sala distinta. No entanto, não deixe de conhecer a carta pensada pela Chef Ilda Vinagre e que comporta à memória os paladares de todas as suas vivências. Assim, com tradição e sentimento.

Inicie com um gaspacho, uma brucheta à Ilda Vinagre, uma frigideira de polvo ou umas empadinhas de perdiz. Continue a sua viagem às memórias da Ilda entre opções como um camarão à Bela Sintra com arroz de amendôa, um ‘Bacalhau Nunca Chega’ (bacalhau à brás com presunto), um Bacalhau da Ilda (com um crocante de amêndoa, espinafres, tomate e canela) um Arroz de Pato à Brasileira, uma Charlotte de Aves com Ervilhas Salteadas ou um Atum braseado com batatas a murro. Complemente com uma tábua de queijos ou uns ovos com espargos. E o final não seria o mesmo sem os sabores adocicados da sericaia com ameixa em calda, do Pudim de queijo com mel e Nozes ou do biscuit de figo.

 “Tenho a sensação de que nunca saí da cozinha”, conta Ilda, que se apaixonou por esta arte no colo de sua mãe, e que aos 11 anos já era ajudante de cozinha numa pensão em Lisboa. A sua rota começou a ganhar destaque com “A Bolota”, um restaurante que conquistou o país e levou um canto tradicional às bocas do mundo, quando  premiado com duas estrelas no guia Michelin. Aventurou-se depois como Chefe de Cozinha na Herdade do Esporão. Depois, conquistou o Brasil com os afamados Bela Sintra e Chiado, dois dos espaços mais concentuados no Brasil. Mas o seu trabalho sempre teve uma bússula a pender para Portugal. E ei-la de novo, e ao lado Carlos Bettencourt, proprietário dos espaços paulistas Bela Sintra e Chiado, neste novo projeto.

Rua Sao Filipe Neri 14
1250-227 Lisboa
Telef: 21 386 6372