Inspirada nas Tágides dos Lusíadas, ninfas do rio Tejo, a quem Camões pediu inspiração para compor a sua obra, a nova esplanada pretende oferecer-lhe um espaço agradável onde é possível beber, comer e apanhar sol enquanto desfruta do charme e da calma do Largo da Academia Nacional das Belas Artes, no Chiado

Esta esplanada, que também é uma homenagem ao conhecido Eléctrico 28, que todos dias passa à porta do restaurante, convida quem passa a viajar pela rota dos sabores da sua carta e a conhecer todo o misticismo da época dos descobrimentos, especialmente as Ninfas que habitaram os mares nunca antes navegados.

Foi nas Ninfas de Camões que o novo chef do Restaurante Tágide, Gonçalo Costa, também se inspirou e criou esta carta que promete deixar água na boca a todos os “bons garfos”: Como de manhã é que se começa o dia, nada melhor do que “Acordar com uma Ninfa…”: Muesli de frutas com iogurte; Pão Saloio, queijo fresco, alface e abacate; Papaia com Granola e mel e Ninfa com folhos. Caso prefira “Ninfas só para entreter…” pode sempre optar por Crudités de legumes (cenoura, aipo e pepino) com maionese de alho; Ervilhas com Wasabi ou Nachos com guacamole. Mas se a sua onda é mais “Ninfas para Petiscar…” Endívias com tártaro de corvina; Camarão e mexilhão marinado; Salada de Polvo; Peito de Frango frito com sweet chilli ou um delicioso queijo fresco e frutos secos vão ser um bom petisco. Para quem prefere algo mais consistente como “Ninfas para Trincar…”, Torricado de sardinhas marinadas; Pão Saloio com salmão e abacate ou um Rosbife no pão com mostarda cornichon, alface romana e tomate, vão aconchegar o seu estômago.

Para as “Ninfomaníacas…” por saladas e uma alimentação mais saudável, a Esplanada “Um Eléctrico chamado Tágide” sugere Alface romana, sardinhas marinadas, tomate cherry, azeitonas e queijo fresco; Salada sazonal com frango marinado com pesto de coentros; Croquetes de enchidos sobre couve roxa crocante e molho de iogurte ou uma Salada de agrião com Porto Belo, foie gras e parmesão, estas são as opções. Mas as “Ninfas gulosas…” também são de perder a cabeça: um delicioso pastel de nata com bola de gelado artesanal; uma panacotta de maracujá com mousse de chocolate, uma salada de fruta ou Gelados de uma ou mais bolas prometem deleitar os mais gulosos.

 Para acompanhar esta Ninfas, a esplanada “ Um Eléctrico chamado Tágide” oferece também uma carta de bebidas variada (vinhos, gin’s, cocktails águas, sumos e refrigerantes e cervejas) sendo a Estrella Damm uma das estrelas, para proporcionar uma experiência gastronómica mais completa e de qualidade.

 Morada – Largo da Academia Nacional de Belas Artes – 18 e 20, Chiado – 1200-05 Lisboa