Espumante ‘Elpídio 80’

Caves do Solar de São Domingos assinala 80.º aniversário com espumante premium em edição limitada, de homenagem ao fundador, o ‘Elpídio 80’

Para comemorar os 80 anos da empresa, a Caves do Solar de São Domingos, situada na Região Demarcada da Bairrada, lança a excelência em forma de espumante: chama-se ‘Elpídio 80’, em homenagem ao seu fundador, e é um espumante premium. Feito a partir de um “inovador” e singular blend de Pinot Noir e Pinot Blanc, da colheita de 2011, este espumante com Denominação de Origem Bairrada é uma edição limitada, composta apenas por 4.821 garrafas, que começam este mês a chegar ao mercado, em embalagens de uma ou de três garrafas, ambas “trajadas de festa”.

‘Elpídio 80’ é a grande homenagem a Elpídio Martins Semedo, o fundador da octogenária empresa vinícola e um verdadeiro visionário e empreendedor. Em 1937, mandou escavar uma parte do subsolo da sua aldeia, Ferreiros, em Anadia, para abrir galerias subterrâneas, as quais permanecem ainda hoje como alicerces da reconhecida empresa bairradina. Com uma temperatura natural fresca, aí se encontra um vasto património vínico, composto por mais de 2,5 milhões de garrafas de espumante, milhares de vinhos engarrafados e centenas de quartolas de carvalho francês, ou seja, vasilhas que correspondem a um quarto de tonel e onde repousam as aguardentes vínicas.

Produzido pelo método clássico – segunda fermentação em garrafa – e resultado da combinação das castas Pinot Noir (50%) e Pinot Blanc (50%), invulgar na produção de espumantes na região, a Caves São Domingos arriscou marcar pela diferença, criando um vinho de excelência para assinalar com pompa e circunstância o incontestável percurso destas Caves. As referidas castas francesas fazem parte de uma extensa variedade de uvas oriundas dos 100 hectares de vinha que a Caves São Domingos gere na região da Bairrada, todas elas seguindo os princípios da protecção integrada e maioritariamente vocacionadas para a produção de espumantes. A Bairrada, com o seu clima marcadamente Atlântico e solos areno-argilosos e argilo-calcários, reúne qualidades únicas para a produção de uvas para espumante com acidez equilibrada, grande frescura, muita cremosidade, aroma suave e delicado.

Muito elegante e complexo de aroma, o ‘Elpídio 80’ revela maturidade e frescura, predominando as notas florais e minerais, e sugestões de frutos secos. Envolvente na boca, de estrutura delicada, bolha muito fina e com uma cremosidade singular, o conjunto final apresenta-se nobre e sofisticado. A servir entre os 6 e 8.°C, acompanha pratos de carne, de peixe e marisco, mas brilha igualmente se servido a solo, num brinde entre amigos e família.

A pureza e a nobreza do ‘Elpídio 80’ expressam-se nos quatro anos de estágio em cave. Após a segunda fermentação, em garrafa, o vinho estagiou sobre leveduras durante 48 meses, a uma temperatura constante de 12°C, a fim de encontrar o equilíbrio perfeito de riqueza, sabor e elegância. Seguiu-se o processo de remuage (remoção de leveduras), feita ao longo de dois meses; o degorgement glacée, para libertar as leveduras e, por fim, a adição de licor de expedição. Depois de uma estabilização, conseguida ao fim de dois meses, está pronto a sair para o mercado.

A condizer com o propósito e sendo um espumante comemorativo, o ‘Elpídio 80’ veste-se a rigor para sair à rua: a solo, numa “ilustre” caixa de cartão, ou em caixa de madeira de carvalho com três garrafas. O preço recomendado de venda ao público é de 28,50 e 75,00 euros, respectivamente.

Elpídio 80 Bruto, DO Bairrada tem o PVP de €28,50 (1 garrafa) ou €75,00 (3 garrafas)

Goste / Partilhe este artigo: