Encontro com vinhos e encontro com sabores está a ultimar uma programação, que reforçará a ligação entre vinho e gastronomia e conseguirá atrair uma maior diversidade de públicos, dentro e fora do Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, onde nova edição do evento decorrerá, de 10 a 13 de novembro

Uma das novidades da programação é a “Lisbon Food & Wine Week” que, de 3 a 13 de novembro, estabelecerá uma rota por restaurantes de autor e tascas lisboetas, promovendo harmonizações entre gastronomia, petiscos e vinhos portugueses. Igualmente inseridos na “Lisbon Food & Wine Week” serão promovidos uma “Residência Culinária”, que reunirá cozinheiros e amantes da enogastronomia, conferências e jantares especiais com grandes nomes do vinho.

Durante e no interior do evento Encontro com vinhos e encontro com sabores será realizada a 13ª edição do “Congresso dos Cozinheiros”, iniciativa concebida pelas Edições do Gosto (agora em parceria com a EV-Essência do Vinho e a Masemba) e que já se afirmou um momento anual privilegiado de debate, reflexão e apresentação de tendências. “Os Produtos e os Produtores” é a temática do congresso, que convidará nomes portugueses e internacionais muito conceituados, cujos nomes serão em breve divulgados.

“Mundo Natural” é outra das novidades. A mostra será dedicada aos produtores artesanais e terá uma multiplicidade assinalável de produtos, tais como pão, azeites, chás, legumes, cervejas artesanais e vinhos naturais, em contato direto com consumidores e potenciais consumidores, profissionais e importadores.

No capítulo mais restrito do vinho, apresentará milhares de vinhos em prova de grandes nomes portugueses, sem esquecer a presença de rótulos internacionais consagrados.

Entre os destaques da programação, a ação “Portugal Wine Connection”, um “speed wine meeting” que proporcionará reuniões exclusivas entre os produtores representados no evento e importadores, representantes de supermercados, garrafeiras, restauração e hotelaria e jornalistas estrangeiros de diferentes nacionalidades.

A prova “A Escolha da Imprensa” avaliará os vinhos representados no evento, através de um painel constituído por jornalistas, “Master of Wine”, sommeliers e líderes de opinião convidados, de diferentes nacionalidades.

Haverá ainda um programa paralelo de provas comentadas, conduzidas por especialistas conceituados, com uma panóplia de vinhos portugueses que ilustra a fantástica diversidade de castas, “terroirs”, filosofias e estilos.

“Estamos perante um evento que se realiza há 18 anos no mesmo local e na mesma época do ano. O público está fidelizado, mas acreditamos que face à programação que estamos a ultimar vamos conquistar uma audiência suplementar de profissionais e de convidados internacionais, gerando um acréscimo de resultados junto dos operadores dos setores do vinho e da gastronomia. Perspetivamos um impacto bastante favorável, até porque neste momento temos mais de 60% dos espaços já comercializados”, sublinha Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos.

Encontro com vinhos e encontro com sabores é um evento Revista de Vinhos, produzido pela EV-Essência do Vinho e Masemba.