O Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas foi eleito o melhor tinto de lote português, no Concurso de Vinhos de Portugal, sendo um prémio que se junta à sala de troféus deste vinho, que continua a conquistar fiéis ano após ano

Este é um dos vinhos mais premiados da Quinta do Crasto, produtor de vinhos e azeites do Douro. Produzido a partir das melhores uvas selecionadas nas vinhas velhas, com uma média de 70 anos de idade e cerca de 30 variedades de castas, o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas assume-se como um dos clássicos do produtor e um dos vinhos mais aplaudidos de Portugal.

O último prémio foi atribuído “em casa”, no Concurso de Vinhos de Portugal, uma competição promovida pela ViniPortugal. À medalha “Grande Ouro” juntou-se o título de “Melhor Vinho Tinto Blend 2017”, uma das categorias mais disputadas do concurso, não só pela quantidade de vinhos em prova, mas também pela elevada qualidade registada. A avaliação dos mais de 110 especialistas, nacionais e internacionais, foi unânime.

Na base deste vinho estão as emblemáticas vinhas velhas, um património rico que a Quinta do Crasto tem dedicado vários esforços nos últimos anos. Uma das apostas do produtor é a criação de um mapa genético destas vinhas, algumas plantadas há mais de 100 anos, com o objetivo de garantir a reposição de videiras mortas por outras variedades geneticamente semelhantes, garantindo a sua continuidade e a preservação do terroir. Este trabalho está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e o Instituto de Vinhos do Porto.

O Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2014 é, por isso, uma verdadeira homenagem à autenticidade do Douro. Apresenta uma grande complexidade e concentração, resultante das baixas produções caraterísticas das Vinhas Velhas em combinação com o seu estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês e americano. Um vinho intenso, profundo e bem equilibrado, ideal para acompanhar pratos fortes de carne ou caça.

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2014 tem o PVP de 28,90€.