Proveniente da região de Bragança, eis um dos azeites que mais prazer me deu provar. Guloso, macio, magnífico final de boca, entusiasmante travo picante e fresco, é um azeite que apetece beber, de sabor extremamente rico e uma elegância impar, com travos de frutos secos

O Distintus é um azeite natural da aldeia de Campo de Víboras, em Trás-os-Montes, feito com azeitonas de oliveiras centenárias. Proveniente das variedades macanal e negrinha plantadas em cerca de 30 hectares, são propriedade da família Padrão dos Santos. Em 2009, Hugo Santos decidiu mandar analisar durante três anos o azeite da família no laboratório do ISA (Instituto Superior de Agronomia) e percebeu a sua qualidade e consistência.

Em 2013, pediu a opinião de um Chef estrelado, Dieter Koschina, que gostou e lhe encomendou várias dezenas de garrafas. A partir daqui tornou-se num azeite escolhido por Chef’s de referência (muitos deles estrelados), ficando conhecido como  “O azeite dos Chef´s”.

Um azeite a utilizar intensivamente em temperos de saladas e pratos pouco intensos, ou a consumir com um tradicional e suave pão. Tem um pvp de cerca de 13,90€.

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa