A qualidade do vinho português, a diversidade das regiões vitivinícolas e a variedade de castas autóctones que proporcionam aromas únicos vão estar em evidência na Vinexpo, um dos mais importantes eventos vínicos europeus, que se realiza em Bordéus, de 18 a 21 de junho

A ViniPortugal leva 40 produtores nacionais ao evento e vai dar a conhecer a especialistas e influenciadores os melhores vinhos nacionais, nomeadamente os vinhos premiados com medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal 2017.

Ocupando uma área de exposição de 300 metros quadrados, a ViniPortugal, através da marca Wines of Portugal, vai apresentar a singularidade dos vinhos portugueses, estando garantida a presença de produtores de todas as principais regiões do país – Vinho Verde, Porto e Douro, Dão, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal e Madeira – que serão apresentados aos visitantes através de visitas personalizadas aos espaços promocionais. Haverá ainda uma área de degustação gratuita na qual os visitantes poderão provar mais de 30 vinhos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2017.

A França é o principal destino mundial dos vinhos portugueses e o quinto destino dos vinhos não-fortificados. Em 2016, as importações do vinho português para França aumentaram 0,6% em valor, totalizando 110,8 milhões de euros, e 3,9% em volume, comparativamente ao período homólogo em 2015.

Considerado um dos cinco principais destinos mundiais de vinho e apontado como uma tendência para o futuro do setor vitivinícola, Portugal é reconhecido no panorama internacional pela qualidade e autenticidade dos seus vinhos. Em 2016, 43% de todos os vinhos nacionais submetidos ao Wine Spectator receberam uma pontuação acima de 90 pontos.

Os principais retalhistas internacionais têm vindo a revelar-se atentos a Portugal, colocando este mercado entre as prioridades para a expansão do portefólio. Um estudo recente levado a cabo pela Universidade de Geisenheim, da Alemanha, junto de cerca de 1500 especialistas do setor vitivinícola de mais de 60 países revelou que Portugal é o quarto país mais procurado pelos retalhistas internacionais que desejam incluir vinhos de novos países na sua gama de produtos. No que se refere a retalhistas alemães, o estudo revela que Portugal é o segundo mercado mais procurado, ficando apenas atrás da Áustria. O posicionamento de Áustria e Portugal no topo da lista de preferências dos profissionais do setor deixa antever que estes países podem revelar novas tendências de mercado no futuro, conclui este o estudo. 

Portugal foi recentemente classificado dentro do Top-5 dos destinos vitivinícolas do mundo, com as regiões do Douro e do Alentejo a serem constantemente apontadas como destinos de topo pelas publicações Travel+Leisure e Wine Enthusiast.