Passado que está o tempo em que a cavala foi considerada um peixe menor, há que lhe voltar a dar a dignidade merecida, motivo pelo qual é a protagonista de mais uma mostra gastronómica a realizar no Mercado Municipal da Ericeira nos próximos dias 10 e 11 de junho

Como já vem sendo hábito nestas mostras dedicadas a peixes nativos da região da Ericeira promovidas pela Câmara Municipal de Mafra e Nuno Nobre Consultoria, é agora a vez da cavala mostrar o que vale nas mãos dos chefs que vão surpreender com formas únicas de a preparar.

Da família da sarda e do atum, a cavala é um peixe de sabor intenso e que tem duas grandes qualidades. A primeira: por ser muito abundante na costa atlântica portuguesa, chega até nós com um preço acessível. A segunda: é um peixe azul, rico em ácidos gordos benéficos para a saúde, o que a torna uma aliada de peso no combate a doenças cardiovasculares.

Depois disto falta apenas aprender a tirar o melhor partido dela. Além de poder provar as várias sugestões propostas pelos 12 restaurantes locais que se associaram à iniciativa, poderá, no dia 10, aprender a cozinhar a cavala no showcooking do chef António Alexandre, do Endògenos, e do chef Paulo Matias do Grupo Porto Santa Maria. Ou, no dia 11, no showcooking da chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPLeiria em representação da Docapesca.

E deixa-se conquistar pelo sabor e versatilidade de um peixe que merece ser visitar habitual à sua mesa.