Depois de lançar novas colheitas dos quatro vinhos que envergam a marca Quinta dos Aciprestes, a Real Companhia Velha vê a hora de pôr à venda uma novidade “de luxo”: o ‘Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013’. Esta é a primeira edição de um vinho cuja produção é exclusiva a 884 garrafas

A limitação de garrafas explica-se pelo facto de ser um monocasta proveniente de uma única parcela de Touriga Nacional, internamente denominada como Talhão 14 e com pouco menos de um hectare. Em pouca quantidade, mas de excelente qualidade. Uma parcela única onde Real Companhia Velha identificou diferentes níveis de vigor, os quais permitiram uma seleção mais rigorosa de sub-talhões, proporcionando assim um grande Touriga Nacional. Estão reunidas as condições ideais para que a casta faça sobressair toda a sua intensidade aromática e concentração.

O ‘Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013’ é um vinho que prima pela elegância e carácter clássico desta nobre casta em solo duriense. O nariz revela notas muito intensas de frutos vermelhos e cítricos, complexadas com nuances achocolatadas e sugestões de baunilha provenientes do estágio em barrica. Na boca revela-se muito fino e elegante, com sabores frutados, numa estrutura poderosa e concentrada; o final é longo e persistente. Ideal para acompanhar carnes de caça e o tradicional cabrito.

Antes de chegar à garrafa passou por um processo de fermentação e maceração a decorrer em lagares de inox com controle de temperatura. Apenas 30% do vinho fez estágio em barricas, novas e de carvalho Francês por um período de 12 meses.

Facilmente identificável pelos seus ciprestes e pelos vinhedos de montana dispostos na vertical, a Quinta dos Aciprestes destaca-se pela sua ausência dos tradicionais socalcos, fruto dos recentes trabalhos de reconversão das vinhas ao longo dos mais de dois quilómetros da sua extensão. Um trabalho que tem vindo a mostrar excelentes resultados, colheita após colheita. Vinhos distintos e com um carácter bem vincado que mostram mais uma vez a capacidade que a Quinta dos Aciprestes tem em produzir vinhos com enorme potencial.

 Quinta dos Aciprestes Touriga Nacional Talhão 14 Grande Reserva tinto 2013, DOC Douro, tem o PVP de €65,00 para 884  garrafas.